Real Madrid apresenta Xabi Alonso: "Todos sabíamos qual seria o destino..."
Palavras do presidente Florentino Pérez na cerimónia de apresentação do novo treinador, esta segunda-feira
Corpo do artigo
Xabi Alonso foi esta segunda-feira oficialmente apresentado como novo treinador do Real Madrid, sucedendo a Carlo Ancelotti. O contrato entre as partes, recorde-se, é válido até 2028. Florentino Pérez, presidente, deixou algumas palavras na cerimónia, elogiando o espanhol, que também foi figura do clube enquanto jogador.
"O madridismo é algo que se alimenta todos os dias. O Real Madrid pertence ao coração das pessoas, porque este símbolo representa os valores que são trabalhados todos os dias. Os valores que foram necessários para conseguir um registo difícil de igualar e para ter, nos últimos anos, um dos períodos de maior êxito da nossa história. A força deste clube é continuar a trabalhar para tornar realidade os sonhos deste madridismo. Por isso, hoje é um dia muito especial. Chegou um treinador que é um dos melhores do mundo e que sabe o que é o Real Madrid, o que significa esta camisola. Hoje damos as boas-vindas a um dos nossos: Xabi Alonso", referiu, citado pelo jornal As.
"Querido Xabi, bem-vindo à tua casa, bem-vindo ao Real Madrid. Estou certo de que hoje estás a viver um momento muito emocionante. Mostraste-o quando chegaste em 2009 para defender esta camisola. Conquistaste seis títulos que já fazem parte da história do Real Madrid. És também uma das grandes lendas da seleção espanhola, com a qual ganhaste o Campeonato do Mundo de 2010 e dois Campeonatos da Europa. Mas hoje regressas a casa. Todos sabíamos qual seria o seu destino quando se sentou em 2018 para treinar a equipa infantil A. Conseguiste algo que já faz parte da história do futebol alemão: ganhar a Bundesliga com o Bayer Leverkusen. Este percurso fez de ti uma das maiores figuras do futebol e um dos melhores treinadores do mundo. Hoje, regressa a Madrid como treinador da equipa principal para enfrentar um dos maiores desafios da sua vida", completou. "Terás adeptos que te amam e admiram. Sabes como este clube é exigente, mas tenho a certeza de que vamos partilhar muitas alegrias. Querido Xabi: bem-vindo à tua casa, bem-vindo ao Real Madrid", rematou.
Xabi Alonso tinha anunciado no início do mês que não continuaria no Bayer Leverkusen. O antigo médio chegou ao clube alemão em setembro de 2022 e levou o Bayer a sagrar-se pela primeira vez campeão alemão, em 2023/24, época em que também conquistou a Taça da Alemanha.