Reação em uníssono: Espanha condena boneco de Vinícius pendurado pelo pescoço
Perto do centro de treinos dos merengues, em Valdebebas, foi colocada numa ponte uma tarja em que se lê "Madrid odeia o Real". Mas o mais grave e mais polémico é o outro "elemento" da provocação: um boneco pendurado pelo pescoço com o número e nome de Vinícius Júnior, avançado dos blancos. Várias instâncias vieram condenar o ato, incluindo o próprio Atlético de Madrid
Corpo do artigo
Espanha acordou esta quinta-feira com uma imagem triste: mais do que a provocação dos adeptos do Atlético de Madrid ao rival da cidade, com a frase "Madrid odeia o Real", impressionou uma figura de um boneco de Vinícius JR pendurado pelo pescoço. O país, ainda assim, reagiu só de uma forma: condenação absoluta.
"Tais atos são absolutamente repugnantes e inadmissíveis e trazem vergonha à sociedade. A nossa condenação de qualquer ato que atente contra a dignidade das pessoas ou das instituições é inequívoca e sem reservas", escreveu o Atlético de Madrid, que não se revê na posição de alguns dos seus adeptos.
15725227
A Federação Espanhola e a Liga do país vizinho também vieram a público condenar a atitude.
"Apoio a Vinícius" e "LaLiga condena veementemente os atos de ódio e intimidação contra Vinícius Jr. A intolerância e a violência não têm lugar no nosso desporto" foram algumas das palavras dirigidas.
15725210
De acordo com a imprensa espanhola, a claque Atlético Font, afeta aos colchoneros, é a responsável pela autoria da tarja.
Un mensaje a aquellos que os amparais en la noche para cometer delitos de odio, os localizaremos, conseguiremos condenas, para que terminéis en la cárcel, que es donde debéis estar.¡¡¡ BASTA YA!!! https://t.co/fXYjgraD12
- Javier Tebas Medrano (@Tebasjavier) January 26, 2023
COMUNICADO. Apoyo a Vinicius
- RFEF (@rfef) January 26, 2023
https://t.co/IJD6O2QLtO pic.twitter.com/WOoDWcSt3M
Comunicado oficial:
- Atlético de Madrid (@Atleti) January 26, 2023
ℹ️ https://t.co/QtqVUgwT6B