
.
REUTERS/Kai TPX
Telma Monteiro ficou com o bronze na categoria de -57 kg mas o ouro foi para uma brasileira que é um exemplo de perseverança para todos os favelados
A brasileira Rafaela Silva sagrou-se campeã olímpica de judo na categoria de -57 kg, ao derrotar a mongol Sumiya Dorjsuren, número um do mundo, na final dos Jogos Olímpicos, esta segunda-feira. O bronze foi, como se sabe, para a portuguesa Telma Monteiro.
Mas quem é Rafaela Silva? É uma protagonista de uma história de vida real e incrível, que começou na famosa, pelas piores razões, favela Cidade de Deus. A Globoesporte relembra a vida sofrida da judoca, que conviveu de perto com a miséria humana - tráfico de droga, violência, pobreza.
Para evitar que também ela resvalasse para o submundo do crime, o pai resolveu colocá-la num projeto social que ensinava judo. Quinze anos depois, Rafael Silva conquista a medalha de ouro para o Brasil. E passou a ser a menina mais querida daquele país-continente.
"Só tenho de agradecer a todos pela força que me deram. Treinei bastante para saborear este momento e gostaria de servir de exemplo às crianças da comunidade. Para uma criança que cresceu numa comunidade que não tem objetivos na vida, como eu, que sou da Cidade de Deus, e começou a praticar judo por brincadeira, nem dá para explicar a sensação de ser campeã mundial e olímpica".
