Rafael Leão leva a melhor sobre Mourinho e Patrício: Milan é segundo, Roma em sétimo
No domingo, a Roma defronta a Juventus e não vai contar com Karsdorp e Ginaluca Mancini, expulsos na derrota por 3-1 diante do Milan.
Corpo do artigo
O português Rafael Leão concluiu a vitória por 3-1 do Milan sobre a Roma, treinada por José Mourinho, permitindo aos rossoneri consolidarem o segundo lugar da Liga italiana, em jogo da 20.ª jornada.
Em San Siro, o francês Olivier Giroud bateu o internacional luso Rui Patrício numa grande penalidade e inaugurou o marcador logo aos oito minutos, antes de o brasileiro Júnior Messias aproveitar o desnorte defensivo dos visitantes e ampliar a vantagem dos milaneses, aos 17.
A formação comandada por José Mourinho ainda reduziu aos 40 minutos, através do inglês Tammy Abraham, só que Rafael Leão, que tinha sido lançado no decorrer do segundo tempo, fixou o resultado aos 82, numa altura em que os "giallorossi" já jogavam com 10 elementos, por expulsão de Rick Karsdorp.
Em tempo de compensação, Gianluca Mancini derrubou Leão dentro da área romana e também foi expulso, mas, na cobrança do castigo máximo, o sueco Zlatan Ibrahimovic perdeu o duelo com Rui Patrício.
O Milan reforçou o segundo posto da Serie A, com 45 pontos, e aproximou-se provisoriamente do líder Inter (46), que tem menos um jogo, uma vez que viu a partida com o Bolonha ser adiada, devido a um surto de coronavírus que afeta o plantel dos bolonheses.
Já a Roma segue em sétimo lugar, com 32 pontos, os mesmos da rival Lázio, oitava colocada, que hoje esteve perto de perder na receção ao Empoli, mas conseguiu "salvar" um empate 3-3, graças a um golo do sérvio Sergej Milinkovic-Savic aos 90+3 minutos.
Até então, Nedim Bajrami, aos seis minutos, de penálti, Szymon Zurkowski, aos oito, e Federico di Francesco, aos 75, tinham assinado os tentos do Empoli, enquanto Ciro Immobile, aos 14, e o mesmo Milinkovic-Savic, aos 66, marcaram para os laziali, que em fevereiro vão defrontar o FC Porto, nos play-offs de acesso aos oitavos de final da Liga Europa.
O aflito Cagliari, antepenúltimo classificado, voltou aos triunfos na Serie A quase três meses depois, ao operar uma reviravolta no reduto da Sampdória e vencer por 2-1, o mesmo resultado que o Verona, com Miguel Veloso no onze, alcançou na casa do Spezia.
De resto, a equipa da Sardenha passou o penúltimo posto ao Génova, que empatou 1-1 na visita a Sassuolo.
Além do Bolonha-Inter Milão, também os encontros Atalanta-Torino, Fiorentina-Udinese e Salernitana-Veneza, que deveriam realizar-se hoje, foram adiados devido a surtos de covid-19 e respetivas ordens de confinamento das equipas por parte das autoridades locais de saúde.