O atacante português vai ser utilizado como ponta de lança frente ao Arsenal e assume o desejo de se tornar “um líder”. Depois da pior época em quatro anos, o luso admite ter de ganhar consistência para se poder “equiparar a quem está no topo”, elogiando o novo treinador por deixá-lo “expressar o talento livremente”
Corpo do artigo
A pré-temporada do AC Milan arranca esta quarta-feira com um teste frente ao Arsenal, em Singapura, no qual Rafael Leão vai vestir uma nova pele. Na sessão de treinos matinal desta terça-feira, Massimiliano Allegri, que substitui Sérgio Conceição no comando técnico dos rossoneri, testou o avançado internacional português na posição mais adiantada do terreno, quer num sistema de cinco defesas, quer num 4x4x2 clássico. Tudo indica que será essa a função a desempenhar na partida da tarde de amanhã, até pela ausência de Santiago Giménez, ainda a gozar férias depois de ter conquistado a Gold Cup ao serviço da seleção mexicana.
O novo papel, de resto, parece não atemorizar Rafael Leão, apostado em assumir maior destaque na nova temporada. “Um líder é alguém que ajuda a equipa a vencer dentro do campo. E é isso que eu quero fazer. Tento sempre ajudar os reforços, fazê-los perceber que, num clube como o Milan, tem de se dar sempre o máximo, porque ganhar troféus é a única coisa que importa”, atirou ao jornal italiano “La Gazzetta dello Sport”, após a sessão de trabalhos, reservando ainda elogios para o novo líder, Massimiliano Allegri: “Gosto do facto de ele me deixar expressar o meu talento livremente. Sabe gerir um balneário, gosta de jovens e conversa com todos os atletas.”
Questionado sobre uma relativa falta de consistência, depois de ter feito a pior época pessoal dos últimos quatro anos (com doze golos e onze assistências), o atacante luso foi perentório. “Sim, em termos de números… é exatamente isso que me está a faltar para me poder equiparar a quem está no topo”, assumiu o internacional português de 26 anos, que em 2021/22 foi eleito Melhor Jogador da Série A após a conquista do scudetto pela equipa rossonera – objetivo a que se propõe novamente esta época: “Somos o AC Milan e temos de querer ganhar todos os jogos em que participamos.”
Por agora, Rafael Leão ainda não terá a oportunidade de partilhar o relvado com o mais mediático reforço até ao momento: Luka Modric, contratado após terminar a ligação de 13 anos com o Real Madrid e autorizado a juntar-se mais tarde à equipa depois da participação no Mundial de Clubes pelos merengues. Samuele Ricci (ex-Torino), por seu turno, já seguiu com a comitiva para esta digressão asiática, devendo igualmente ser hoje titular, diante do Arsenal.