Quem é Kvaratskhelia, o georgiano comparado a Maradona que encanta Nápoles
O novo mágico de Nápoles já conquistou a alcunha de "Kvaradona" pelos italianos e o extremo tem feito esquecer Mertens e Insigne
Corpo do artigo
Nápoles teve um mercado agitado com as saídas de Mertens, Insigne e Koulibaly, os três ícones do clube italiano. A acrescentar, o homem da batuta do meio-campo, Fabián Ruiz, saiu para o PSG por 23 milhões de euros. A pergunta frequente entre os adeptos napolitanos, quem seria a nova estrela do clube?
Para o encontrar, o Nápoles foi procurar longe e foi na Geórgia que descobriu o pretendido talismã. Um "desconhecido" chamado Khvicha Kvaratskhelia, foi contratado ao Dinamo Batumi e custou aos cofres do clube italiano dez milhões de euros. Agora, tem conquistado o futebol italiano e a Europa com a irreverência que tem com a bola e desde a exibição na Liga dos Campeões frente ao Liverpool, que atraiu olhares dos adeptos de futebol de todo o lado.
Internacional georgiano por 17 vezes, o extremo-esquerdo conta já com oito golos na seleção principal. Formado no Dínamo Academy, chegou em 2016 ao Dinamo Tbisili e com apenas 16 anos estreou-se na principal Liga georgiana tendo realizado um total de cinco jogos. Um ano depois, transferiu-se para o Rustavi e foi dos jogadores mais utilizados durante a época a jogar na ala, onde fez três golos e três assistências.
Devido à tenra idade, Kvaratskhelia não passou despercebido pelos scouts dos clubes europeus. Foi inclusive inserido numa lista em 2018 dos 60 melhores jovens talentos no mundo pelo The Guardian e, nesse ano, mudou-se para a Rússia, emprestado ao Lokomotiv de Moscovo, partilhando balneário com os portugueses Éder e Manuel Fernandes, que juntos venceram a Taça da Rússia. Chegado em março, realizou apenas dez jogos e marcou um golo, mas o seu curto tempo no clube russo foi suficiente para conquistar o seu treinador que ficou desolado por perder o jovem talento que acabou por não ficar em definitivo no clube.
"Perder aquele rapaz extremamente talentoso fez-me chorar", disse Yuriy Semin, treinador de Kvaratskhelia
Kvaratskhelia acabou por ser comprado ao Rustavi por 900 mil euros. Com nova aventura na Rússia, foi no Rubin Kazan que Kvara assentou num clube e foi considerado um dos melhores jogadores da liga russa. Em fevereiro de 2021, o L´Equipe considerou o georgiano o 34º melhor jogador nascido depois de 2001.
Kvaratskhelia tinha a Rússia rendida a seus pés, mas no terceiro ano pelo Rubin Kazan, transferiu-se de volta para a Geórgia, por empréstimo para o Dinamo Batumi devido à invasão russa da Ucrânia. No novo clube fez 11 jogos onde fez oito golos e duas assistências, o suficiente para a garantir o primeiro lugar no campeonato 2021/2022, que ainda se realiza.
Foi então que o interesse dos mais prestigiados clubes europeus começou a surgir de forma mais séria. Arsenal, Tottenham e Milan perguntaram pelo georgiano, mas foi um Nápoles desfalcado pelas saídas de Mertens, Insigne e Koulibaly, que apostou no jovem de 21 anos. O diretor do clube napolitano Giuntoli, chegou inclusive a dizer que "foram mais rápidos a investir que a Real Sociedad, Roma e Juventus".
O georgiano foi considerado o jogador do mês de agosto da Serie A e desde então continua a jogar num alto nível e inclusive na Liga dos Campeões, onde esta quarta-feira, "assombrou" os centrais do Rangers. Por isso tudo, o extremo já é apelidado na Itália como "Kvaradona".
15168551
i15168893