
KHALED ELFIQI/EPA
O País de Gales já está nos "oitavos" e a Albânia e a Eslováquia estão em fila de espera, depois de derrubarem as experientes Roménia e Rússia.
Concluídas as contas no Grupo B deste Europeu, houve espaço para a primeira festa de um estreante: com a vitória inequívoca sobre a Rússia (3-0), o País de Gales garantiu o primeiro lugar do grupo e consequente apuramento. Tornou-se, assim, na primeira seleção estreante a qualificar-se desde 1996 - então, foi a Croácia a conseguir tal feito, apurando-se em segundo lugar no Grupo D, atrás de... Portugal.
Além dos galeses, todavia, há mais seleções novatas a deixar marcar este ano. Albânia e Eslováquia já asseguraram o terceiro lugar nos grupos A e B - e conseguiram-no às custas das muito rodadas Roménia e Rússia - e esperam agora para saber se conseguirão disputar os oitavos de final. Irlanda do Norte e Islândia também têm surpreendido e ambas alimentam ainda legítimas aspirações a chegar à próxima fase, seja pelo apuramento direto ou como um dos melhores terceiros.
De realçar também o feito conjunto de País de Gales e Inglaterra: nunca, em 14 edições do Europeu, duas equipas britânicas se haviam apurado para a segunda fase da prova. E ainda existe a possibilidade, embora remota, de Irlanda do Norte e Irlanda (não faz parte da Grã-Bretanha apenas por questões políticas) também conseguirem a passagem.
TODAS AS CLASSIFICAÇÕES, RESULTADOS E ESTATÍSTICAS DO EURO'2016
