"Quando Rafael Leão joga na esquerda, por vezes deixa-se dormir e desaparece do jogo"

Rafael Leão marcou o golo que deu a vitória ao Milan
EPA
Avançado português voltou de lesão quase um mês depois e marcou o golo da vitória na visita ao reduto do Cagliari. O internacional luso voltou a jogar a ponta de lança, numa aposta do treinador dos rossoneri para esta época, e apontou o sétimo golo em 2025/26. Milaneses torcem agora por tropeção do rival Inter.
O AC Milan entrou em 2026 a vencer - e, por agora, a assumir a liderança da Série A -, com Rafael Leão a vestir a capa de herói. De regresso aos relvados quase um mês depois, após paragem por lesão, o internacional português voltou a desempenhar as funções de ponta de lança, às quais tem sido adaptado na atual temporada pelo técnico Massimiliano Allegri, e respondeu com o golo decisivo no triunfo por 1-0 em casa do Cagliari.
Os rossoneri chegaram a esta ronda 18 bastante afetados no setor atacante: além do mexicano Santiago Giménez, que vai parar por vários meses, o francês Nkunku lesionou-se à última hora e o norte-americano Pulisic (melhor marcador da equipa na temporada) apresentou queixas musculares que o atiraram ontem para o banco. Neste contexto, Rafael Leão surgiu como um verdadeiro salvador para Allegri, justificando a aposta com o remate certeiro, à passagem do minuto 50, na sequência de um cruzamento atrasado do francês Rabiot, depois de uma primeira parte em que esteve uns furos abaixo.
"Quando o Leão joga na esquerda, por vezes deixa-se dormir e desaparece do jogo. Ele tem as características para se dar bem ao meio. Neste jogo não estava ainda a 100 por cento e na primeira parte não atacou o espaço da melhor forma", ressalvou o treinador do AC Milan após o apito final. Rafael Leão, que acabou por sair aos 69" para dar o lugar ao estreante Fullkrug - cuja cedência pelo West Ham de Nuno Espírito Santo foi oficializada na manhã de ontem - soma sete golos pelo AC Milan em 2025/26, seis dos quais no campeonato.
O AC Milan está agora no topo da tabela, torcendo para que os nerazzurri tropecem hoje, na receção ao Bolonha. O conjunto orientado por Massimiliano Allegri ambiciona conquistar o Scudetto, objetivo que lhe foge desde 2021/22, então com Stefano Pioli ao leme - nessa campanha, recorde-se, Rafael Leão acabou eleito melhor jogador do campeonato, somando onze golos e dez assistências em 34 jogos.
