O então treinador do Barcelona, após saber do interesse do clube francês, teve uma conversa decisiva com o jovem extremo, que na altura pertencia à academia La Masía, estreando-o mais tarde na equipa principal "blaugrana"
Corpo do artigo
Eleito o melhor futebolista jovem do mundo de 2024 depois de um verão em que se sagrou campeão mundial por Espanha, Lamine Yamal já é, aos 17 anos, uma das grandes figuras do Barcelona, mas o início da sua carreira podia ter sido muito diferente.
Isto porque o jornal Mundo Deportivo revela esta sexta-feira que, quando o extremo tinha 15 anos e militava na academia La Masía, o PSG apresentou uma proposta ao seu agente, num interesse que, na altura, não teria qualquer custo para os franceses, devido a não ser um atleta profissional.
Essa oferta e facilidade de saída deixou o Barcelona “nervoso”, levando o então treinador da equipa principal “blaugrana”, Xavi, responsável pela eventual estreia de Yamal como sénior, a ter uma conversa decisiva com o jovem, convencendo-o a permanecer nos “culés” com a promessa de que iria dar-lhe uma oportunidade.
A 29 de abril de 2023, Lamine Yamal estreou-se pela equipa sénior do Barça, assinando o seu primeiro contrato profissional com o clube pouco meses depois, após celebrar o 16.º aniversário.
Desde aí, o PSG voltou a tentar a sua contratação, mas novamente sem sucesso, com o presidente do Barcelona, Joan Laporta, a ter mencionado há meses uma oferta rejeitada de 200 milhões de euros pelo extremo, que tem contrato até 2026 e uma cláusula de rescisão fixada em mil milhões no atual líder da LaLiga.