PSG agarrou a última vaga nos oitavos e atirou o Milan para a Liga Europa
FC Porto e PSG qualificaram-se esta quarta-feira para os oitavos de final da Liga dos Campeões
Corpo do artigo
O FC Porto confirmou hoje a continuidade na Liga dos Campeões, e passou a ser o único representante português na sexta e última jornada da fase de grupos. O PSG ocupou a outra vaga que estava ainda em aberto esta quarta-feira.
Atlético Madrid e Borussia Dortmund venceram os respetivos grupos e confirmaram o estatuto de cabeça de série para o sorteio dos oitavos de final, enquanto o Milan caiu para a Liga Europa e o Newcastle, que esteve a 45 minutos do apuramento, acabou por se despedir das competições europeias.
Já o campeão Manchester City fez o pleno com seis vitórias e tornou-se no nono emblema a alcançar esse feito na era ‘Champions’, segundo inglês, juntando-se ao Liverpool.
No Estádio do Dragão, o FC Porto, com Galeno em grande, bateu o Shakhtar Donetsk, por 5-3, e terminou o Grupo H empatado no topo com o Barcelona, com 12 pontos, acabando por cair para a segunda posição devido aos catalães terem vantagem no confronto direto.
Já com o primeiro lugar assegurado, Xavi poupou as suas principais figuras (João Félix não saiu o banco e João Cancelo foi lançado aos 60 minutos) e o Barcelona acabou derrotado em Antuérpia (3-2), com os belgas a despedirem-se no último lugar com três pontos.
Perante o Shakhtar, o FC Porto precisava de apenas um empate para seguir em frente e Galeno, agora oficialmente luso-brasileiro e disponível para a seleção nacional, a ‘bisar’, aos 09 e 43 minutos, a assistir Taremi, aos 62, e ser determinante no tento de Pepe, aos 75.
Acabado de entrar na partida, Francisco Conceição fechou a contagem (82 minutos), enquanto Sikan (29), Stephen Eustáquio (72 na própria baliza) e o brasileiro Eguinaldo (88) fizeram os tentos dos ucranianos, que caíram para a Liga Europa e poderão ser um dos adversários do Sporting no ‘play-off’.
Com Benfica e Sporting de Braga a baixarem igualmente à ‘segunda divisão’ europeia, o FC Porto passou a ser o único representante luso na competição e terá pela frente nos ‘oitavos’ uma destas equipas: Bayern Munique, Arsenal, Real Madrid, Real Sociedad, Atlético Madrid, Borussia Dortmund e Manchester City.
Com tudo decidido no Grupo G, o Manchester City fez em Belgrado, no triunfo por 3-2 sobre o Estrela Vermelha, a sua primeira fase de grupos ‘perfeita’, numa partida em que atuou com jogadores normalmente de segundo plano.
Matheus Nunes foi titular e assistiu Hamilton no primeiro golo dos ‘citizens’, enquanto Bernardo Silva atuou apenas oito minutos (rendeu precisamente o seu compatriota) e Rúben Dias não saiu do banco.
O último dia da fase de grupo prometia ‘aquecer’ com o Grupo F, com Paris Saint-Germain, AC Milan e Newcastle a lutarem por um único lugar vago, com o Borussia Dortmund a tentar garantir o primeiro lugar.
Com Vitinha a titular e Danilo a assistir à partida no banco, PSG e Dortmund acabaram por empatar (1-1), com mais de 80 mil adeptos no Signal Iduna Park, acabando os germânicos por conquistar o grupo e os franceses por garantirem os ‘oitavos’.
Depois de uma primeira parte sem golos, em que os campeões gauleses foram para o intervalo eliminados (o Newcastle vencia o AC Milan por 1-0), Karim Adeyemi marcou para os germânicos, aos 51 minutos, mas Warren Zaire-Emery, jogador de apenas 17 anos, respondeu pouco depois, aos 56.
O grande perdedor da noite foi realmente o Newcastle, que teve o apuramento no ‘bolso’, mas acabou totalmente afastado as provas europeias, ao cair em casa com o AC Milan (2-1), de Rafael Leão, que foi titular.
Joelinton, aos 33 minutos, deixou St. James Park ao rubro, mas Pulisic, aos 59, e Chukwueze, aos 84, protagonizaram a reviravolta.
No Grupo E, em Madrid, o Atlético confirmou o primeiro lugar, com um triunfo por 2-0 sobre a Lazio, que também segue para os oitavos de final.
O sorteio da próxima fase está agendado para 18 de dezembro.