Proença no Áustria-Turquia: "É inequívoca a confiança nos nossos árbitros"
Presidente da Liga Portugal e da European Leagues assistiu ao último jogo dos oitavos de final do Euro'2024, que teve uma equipa de arbitragem portuguesa, liderada por Artur Soares Dias
Corpo do artigo
Pedro Proença, presidente da European Leagues e da Liga Portugal e membro do Comité Executivo da UEFA, marcou presença esta terça-feira em Leipzig para assistir ao jogo entre Áustria e Turquia (1-2), dos oitavos de final do Euro’2024, que contou com uma equipa de arbitragem portuguesa, liderada por Artur Soares Dias.
Um dia depois de ter marcado presença na vitória de Portugal frente à Eslovénia (0-0 ao fim de 120 minutos, 3-0 no desempate por penáltis), que valeu passagem aos “quartos”, Proença deslocou-se a Leipzig para apoiar os árbitros Artur Soares Dias, Paulo Soares, Pedro Ribeiro e Tiago Martins.
“É inequívoca a confiança da UEFA nos nossos árbitros, que têm respondido sempre com competência e solidez neste Europeu. Artur Soares Dias, Paulo Soares, Pedro Ribeiro e Tiago Martins estão de parabéns. É um reconhecimento mais do que justo e que só pode orgulhar o nosso país, ao mesmo tempo que reflete o trabalho desenvolvido pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol e pela APAF, em prol da arbitragem portuguesa”, afirmou, em declarações reproduzidas pela Liga Portugal.
“Sei, como ninguém, a exigência física e emocional que é necessária para se ser árbitro ao mais alto nível e para lidar com a pressão dos grandes palcos e das grandes competições. Foi por isso que, mais uma vez, fiz questão de estar presente a apoiar os nossos árbitros, a nossa arbitragem e o nosso talento, que não se esgota na Seleção Nacional. Estou aqui na qualidade de presidente da Liga Portugal, presidente da European Leagues e membro do Comité Executivo da UEFA, mas também enquanto ex-árbitro e enquanto português que quer o melhor em tudo o que diga respeito ao nosso Futebol!”, disse ainda.
Antes do Áustria-Turquia, Artur Soares Dias apitou o Polónia-Países Baixos, da primeira jornada do Europeu, e o Dinamarca-Inglaterra, da ronda seguinte, encontro que também contou com a presença de Pedro Proença.
Já Tiago Martins, enquanto VAR, cumpriu o seu sexto encontro no Euro’2024, tendo estado ainda no Áustria-França, Escócia-Hungria e França-Polónia, para além de ter acompanhado Soares Dias nos dois jogos acima referidos.