Depois do Alemanha-Escócia e do Portugal-Chéquia, o presidente da European Leagues e da Liga Portugal vai marcar presença no Dinamarca-Inglaterra, que será arbitrado por Artur Soares Dias
Corpo do artigo
Pedro Proença, presidente da European Leagues e da Liga Portugal, vai marcar presença esta quinta-feira em Frankfurt para assistir ao Dinamarca-Inglaterra (17h00), jogo da segunda jornada do Grupo C do Euro’2024, que será arbitrado pelo português Artur Soares Dias.
O árbitro contará com uma equipa formada pelos também lusos Paulo Soares, Pedro Ribeiro e Tiago Martins, já depois de terem apitado o Polónia-Países Baixos (1-2), da ronda inaugural, sendo que Tiago Martins também foi designado no papel de VAR para o Áustria-França (0-1).
“Não foi só a Seleção Nacional que entrou bem no Europeu, a arbitragem portuguesa está também a dar cartas nesta competição. A nomeação de Artur Soares Dias e da sua equipa para o segundo jogo nesta prova é sinal inequívoco da confiança que a UEFA neles deposita e reflete o excelente trabalho que tem sido feito em Portugal, tanto pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, como pela APAF, trabalho esse que merece ser reconhecido e enaltecido», afirmou Proença, antes do encontro entre dinamarqueses e ingleses.
“Na qualidade de Presidente da Liga Portugal, Presidente da European Leagues e membro do Comité Executivo da UEFA, mas também na qualidade de ex-árbitro que sabe bem o trabalho que exige e a qualidade que é necessária para chegar a este nível, entendo ser minha obrigação estar em Frankfurt a apoiar Artur Soares Dias e a sua equipa. A apoiar, no fundo, a arbitragem portuguesa, que está a provar o seu valor e vai deixar, não tenho dúvidas, os portugueses tremendamente orgulhosos, tal como eu estou”, completou.
O dirigente lamentou ainda a morte do antigo árbitro Carlos Valende, esta quinta-feira, aos 77 anos: “Infelizmente, a arbitragem portuguesa perdeu um dos seus grandes nomes e uma das suas grandes referências”.