O duelo decisivo da prova europeia está marcado para a próxima quarta-feira, dia 29, e terá arbitragem portuguesa.
Corpo do artigo
Depois de ter estado em Dublin, capital da República da Irlanda, onde marcou presença na reunião do Comité Executivo da UEFA e assistiu à final da Liga Europa, entre Atalanta e Bayer Leverkusen, Pedro Proença vai viajar para Atenas, capital da Grécia, para acompanhar a final da Liga Conferência, entre Olympiacos e Fiorentina.
O jogo será disputado na próxima quarta-feira, dia 29, e terá equipa de arbitragem portuguesa, liderada por Artur Soares Dias, acompanhado por Paulo Soares e Pedro Ribeiro, como assistentes, e Tiago Martins, na função de VAR. O atual Presidente da Liga Portugal e da European Leagues foi o último árbitro português a marcar presença numa final europeia – no caso, a final da Liga dos Campeões –, a 19 de maio de 2012, no Allianz Arena, em Munique, entre Chelsea e Bayern Munique, e, por isso, destaca que este é um momento especial e marcante para a arbitragem portuguesa.
"Estarei em Atenas como membro executivo da UEFA, Presidente da European Leagues e, obviamente, como Presidente da Liga Portugal, mas estarei em Atenas, fundamentalmente, como ex-árbitro, a torcer por mais um talento do futebol português. Sei bem o que vai na cabeça do Artur e de toda a sua equipa, portanto aquilo que desejo é que a sorte acompanhe o Artur e a sua equipa, porque a sua competência já está reconhecida por esta honrosa nomeação. Junto-me a todos os portugueses na quarta-feira, que entrarão em campo ao lado do Artur Soares Dias e de toda a sua equipa", afirmou Pedro Proença.
Recorde-se que, esta quarta-feira, Pedro Proença assumiu, formalmente, o seu lugar no Comité Executivo da UEFA. "O balanço é extremamente positivo. Foi uma reunião muitíssimo importante, numa nova relação em que conseguimos trazer para cima da mesa a European Leagues, passando a ter uma palavra muito importante na discussão destes temas. A European Leagues, desde dezembro, passou a ser reconhecida como parceiro efetivo, que tem uma palavra e uma voz muito ativa. Deixo aqui o registo de positividade neste compromisso que tem havido entre a European Leagues, a UEFA, a ECA e os restantes stakeholders. Há um alinhamento real, que aconteceu a partir do momento em que assumimos estas funções", analisou o antigo árbitro, atualmente com 53 anos.