Os líderes dos principais campeonatos europeus em competição perderam pontos esta semana
Corpo do artigo
O deslize do FC Porto em Guimarães, que permitiu a aproximação do Benfica (os encarnados venceram o Sporting e estão a três pontos da liderança), não foi caso único na Europa.
Concluída a jornada, os outros líderes dos principais campeonatos europeus também perderam pontos, tendência confirmada pelo empate do Liverpool frente ao West Ham (1-1) esta segunda-feira. Os reds, que marcaram passo pela segunda jornada consecutiva, também permitiram a aproximação do segundo classificado Manchester City, que no domingo venceu o Arsenal por 3-1. Nesta altura, os comandados de Pep Guardiola estão a três pontos do Liverpool.
Em França o cenário foi semelhante, tendo o Paris Saint-Germain averbado a sua primeira derrota da época diante do Lyon (2-1). No entanto, a perda dos três pontos não belisca a liderança do campeão francês, que mantém dez pontos de vantagem relativamente ao segundo classificado, o Lille.
Em Espanha, o Barcelona não foi além de um empate diante do Valência (2-2), isto depois de ter estado a perder por 0-2. Um bis de Lionel Messi acabou por salvar o ponto para os catalães, que continuam com uma vantagem confortável para com o Atlético de Madrid (seis pontos).
Na Bundesliga, o líder Dortmund somou o quarto empate da época frente ao Frankfurt, ficando com sete pontos de vantagem sobre o segundo classificado, Monchengladbach. O Bayern, refira-se, é terceiro com 42 pontos, tendo perdido na deslocação a Leverkusen.
E por fim, Itália. A Juventus continua invicta, mas nem os golos de Ronaldo ajudaram a campeã italiana a bater o Parma, capitaneado por Bruno Alves. Depois de um jogo com seis golos, a Juve mantém a liderança com nove pontos de vantagem sobre o Nápoles.