Portugal ficou com a taça e dois prémios de melhor marcador: saiba quem são
Francisco Trincão e Jota foram os melhores marcadores do Europeu.
Corpo do artigo
Portugal conquistou o Europeu de sub-19 e contou também com os dois melhores marcadores na equipa. Jota e Francisco Trincão, que marcaram três dos quatro golos que ajudaram Portugal a vencer a Itália (4-3), foram os melhores marcadores do Europeu com cinco golos cada.
Jota, 19 anos, alinha no Benfica, tendo na última temporada representado a formação de juniores e ajudado à conquista do título nacional da categoria. Também foi aposta na equipa B das águias, tendo competido na II Liga. Já Trincão, 18, foi uma das figuras da equipa B do Braga em 2017/18, tendo apontado cinco golos em 30 jogos. Terá lugar garantido no plantel orientado por Abel Ferreira na nova temporada.
Foi preciso o prolongamento para decidir o vencedor do torneio, com Portugal a adiantar-se na partida ao minuto 45 por intermédio de Jota. Trincão aumentou para a Seleção ao minuto 72, mas a Itália empatou o jogo em menos de dois minutos com um bis de Kean. O jogo seguiu para tempo extra com um empate a dois golos no marcador e Portugal voltou a estar em vantagem ao minuto 104, com Jota a bisar na partida e a levar para cinco os golos marcados no torneio. Porém, a Itália voltou a chegar ao empate aos 107 por Scamacca até que Pedro Correia, aos 115, carimbou a vitória de Portugal.