Portugal já ultrapassou a Rússia e garantiu o sexto lugar, mas a médio prazo pode voltar a ameaçar o quinto posto.
Corpo do artigo
Portugal tem matematicamente garantido o sexto lugar do ranking da UEFA. A ultrapassagem à Rússia foi alcançada bem antes do final da fase de grupos da Champions e Liga Europa e a vantagem pode ser ampliada. Isto porque há ainda quatro clubes lusos na Liga Europa e nenhum russo nas provas da UEFA.
Aliás, Portugal tem ainda em competição o dobro das equipas de França (PSG e Lyon estão na Champions), país que ocupa o quinto lugar do ranking - já foi ocupado pelo nosso país entre 2011/12 e 2015/16 - e que fica a partir de agora sob mira.
Os franceses ainda têm uma confortável margem de avanço no acumulado dos últimos cinco anos: 7,233 pontos. Contudo, esta supremacia reflete sobretudo os desempenhos dos dois países na temporada de 2016/17, quando as equipas francesas somaram 14,416 pontos, contra apenas 8,083 das portuguesas. Mas a tendência está a inverter-se. Em 2018/19, Portugal pontuou mais 0,317 pontos e na presente época soma mais 1,200 que os gauleses. A atual diferença tanto pode ser ampliada como diminuída, consoante os desempenhos das equipas ainda em competição na Europa.
11618028
Refira-se que a ascensão de Portugal ao sexto lugar do ranking vale a presença de seis equipas lusas nas provas europeias em 2021/22 e, mais importante, duas entradas diretas na Champions e de um terceiro clube nas pré-eliminatórias. Já o quinto lugar pode garantir, como sucedeu este ano, três clubes na Champions, se o campeão da Liga Europa se apurar via campeonato para a Liga dos Campeões. Contudo, será complicado ultrapassar a França em menos de três anos, quando já não contarem os pontos da época de 2016/17.