Portugal não poderá ser cabeça de série no Euro'2020: saiba porquê e confira as contas

Seleção Nacional perdeu na Ucrânia
EPA
Seleção Nacional depende apenas de si para estar na fase final do Europeu. Para tal, "basta" vencer os dois jogos que faltam.
Corpo do artigo
É ganhar e ganhar. Com a derrota em Kiev (2-1), o primeiro lugar do Grupo B de qualificação para o Euro'2020 ficou fora do alcance de Portugal. Com duas rondas para disputar, a Ucrânia, com mais um jogo, assegurou 19 pontos e uma diferença de oito para os campeões da Europa. No segundo lugar, a Seleção Nacional tem agora de se preocupar com a Sérvia, que venceu na Lituânia (1-2) e está agora a apenas um ponto.
Portugal recebe a Lituânia e vai ao Luxemburgo, dependendo apenas de si para ser apurado
O facto de a vantagem ter encurtado não perturba as hipóteses de apuramento direto, uma vez que o segundo lugar também vale presença na fase final, embora Portugal perca a possibilidade de ser cabeça de série no sorteio da fase final. Com os seis pontos que falta disputar, com a Lituânia e no Luxemburgo, Portugal apura-se. Caso chegue ao fim em igualdade de pontos com os sérvios, mantém a posição, uma vez que tem vantagem no confronto direto, dado que empatou e venceu este adversário.
No pior dos cenários, ou seja, caso viesse a cair para o terceiro lugar do Grupo B, Portugal teria lugar no play-off, graças à conquista da Liga das Nações. As contas serão retomadas em novembro, em casa, com a Lituânia.
11406757
