Em menos de um minuto, Gelson Martins colocou Portugal em vantagem no marcador. André Silva e Nuno Santos, estrela tardia do jogo, deram à vantagem a expressão necessária para garantir o primeiro lugar no Grupo C. Quarta-feira há mais, com o Catar.
Corpo do artigo
Portugal venceu, este domingo, o Senegal, por 3-0, no primeiro encontro do Grupo C do Mundial de Sub-20 da Nova Zelândia, disputado no Waikato Stadium, em Hamilton. Gelson Martins marcou quando havia meio minuto jogado e os outros golos, de André Martins e de Nuno Santos, foram celebrados nos minutos finais. A história do desafio, contudo, escreveu-se em português.
É possível que Gelson Martins tenha sonhado muitas vezes com o golo com que abriu a participação de Portugal no Grupo C do Mundial de Sub-20 da Nova Zelândia: foi pai há um mês e tinha ensaiado o gesto de bebé para dedicar a quem ficou do outro lado do Mundo. No entanto, nem em sonhos imaginaria colocar a Seleção Nacional em vantagem em meio minuto, na sequência de uma jogada de insistência na esquerda que apanhou desprevenido o guarda-redes do Senegal.
[destaque:4598758]
O golo - o quarto mais rápido da história dos mundiais de Sub-20 - deixou desnorteada a equipa africana, que esteve na iminência de ver aumentar a vantagem, nos minutos seguintes, mas, com o tempo, conseguiu recompor-se, sem, contudo, criar mais do que um par de situações de golo, que André Moreira controlo, muitíssimo bem protegido pela defesa, com destaque para o benfiquista João Nunes.
Ibrahima Sy, o guardião cedo batido, esse empenhou-se em garantir que a vantagem portuguesa não passaria da margem mínima, e conseguiu-o até à beirinha do fim. A entrada de Nuno Santos, que esgotou as substituições de Portugal, aos 89", deitou por terra todo o esforço do solitário guardião senegalês, que vira a barra evitar por duas vezes o golo - Rafa e Gelson Martins - e acabou por ceder, por duas vezes, nos últimos minutos: o atacante do Benfica assistiu André Silva para o 2-0 e, logo a seguir, arriscou um remate de longe que encontrou o guarda-redes do Senegal fora da baliza e resultou no 3-0 final.
Este resultado coloca Portugal na liderança do Grupo C do Mundial de Sub-20, uma vez que, no outro jogo, a Colômbia venceu o Catar pela margem mínima.
A Seleção de Sub-20 volta a entrar em campo na quarta-feira, de novo em Hamilton, para jogar com o Catar. Passam à fase seguinte os dois primeiros de cada grupo e os quatro melhor terceiro classificados.