Triunfo do Benfica em São Petersburgo, sobre o Zenit, assegura que Portugal vai manter pelo menos o sexto lugar no Ranking UEFA, podendo ainda hoje ultrapassar a França no quinto posto, dependendo do resultado do PSG ante o Chelsea
Corpo do artigo
Na Liga dos Campeões 2017/18 Portugal vai continuar a ter três equipas [duas com entrada direta e uma com acesso ao play-off], mercê da vitória ontem obtida pelo Benfica na Rússia sobre o Zenit. Além de ter garantido a qualificação para os quartos de final da prova, o conjunto encarnado contribuiu decisivamente para Portugal retirar à Rússia qualquer possibilidade de ultrapassar o nosso país no ranking UEFA.
Embora nos pontos conquistados esta temporada, os russos estejam ainda à frente de Portugal, no total das cinco temporadas que vão determinar as posições do Ranking UEFA para a época de 2017/18, Portugal subiu para já ao quinto lugar (ultrapassando provisoriamente a França), enquanto a Rússia segue no sétimo posto e já sem qualquer equipa nas provas europeias. A manutenção do quinto posto, depende agora do que vier a fazer o PSG que, recorde-se, joga dentro de momentos em Londres com o Chelsea.
As possibilidades de Portugal segurar o quinto lugar são ainda reforçadas pela presença do Braga na Liga Europa, enquanto a França já só tem o PSG para defender as suas cores.