Portugal e França empataram esta quarta-feira 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo C do Campeonato da Europa de futebol de sub-21, na cidade eslovaca de Trencin
Corpo do artigo
A equipa das quinas, três vezes finalista da competição, iniciou a 10.ª presença em fases finais com um nulo, que deixa as duas seleções no segundo lugar do agrupamento, com um ponto, ambas atrás da Geórgia, que lidera após ter vencido hoje a Polónia, por 2-1.
A seleção comandada por Rui Jorge defronta o conjunto polaco, novamente em Trencin, no sábado, a partir das 21:00 locais (20:00 em Lisboa).
Jogo no Estádio Sihot, em Trencin, na Eslováquia.
Portugal - França, 0-0.
Equipas:
- Portugal: Samuel Soares, Rodrigo Pinheiro, Chico Lamba, João Muniz, Rafael Rodrigues (Flávio Nazinho, 46), Diogo Nascimento, Mateus Fernandes, Paulo Bernardo, Geovany Quenda (Rodrigo Gomes, 60), Roger Fernandes (Carlos Forbs, 60) e Tiago Tomás (Gustavo Sá, 80).
(Suplentes: João Carvalho, Diogo Pinto, Henrique Araújo, Pedro Santos, Flávio Nazinho, Christian Marques, Lourenço Figueiredo, Mathias De Amorim, Gustavo Sá, João Marques, Carlos Forbs e Rodrigo Gomes).
Selecionador: Rui Jorge.
- França: Guillaume Restes, Kiliann Sildillia, Chrislain Matsima, Castello Lukeba, Quentin Merlin, Ismaël Doukouré (Soungoutou Magassa, 88), Andy Diouf, Johann Lepenant, Wilson Odobert, Mathys Tel (Loum Tchaouna, 77) e Matthis Abline (Thierno Barry, 62).
(Suplentes: Obed Nkambadio, Robin Risser, Lucien Agoumé, Loum Tchaouna, Noah Edjouma, Jean-Matteo Bahoya, Christian Mawissa, Nathan Zeze, Soungoutou Magassa, Djaoui Cissé, Félix Lemarechal e Thierno Barry).
Selecionador: Gérald Baticle.
Árbitro: Manfredas Lukjancukas (Lituânia).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Diogo Nascimento (28), Rafael Rodrigues (29), Ismaël Doukouré (59) e Andy Diouf (82).
Assistência: 4.932 espectadores.
Portugal e França igualam-se, em dia bom para os latinos
Portugal e França empataram hoje no arranque do Campeonato da Europa de futebol de sub-21, em dia bom para as equipas latinas, com triunfos de Itália e Espanha.
Em Trencin, na Eslováquia, os portugueses dominaram em várias fases do jogo, mas não conseguiram marcar aos rivais gauleses, com o 0-0 a ser o resultado final, que acaba por agradar às duas seleções, com boas perspetivas de apuramento no Grupo C, em que a Geórgia derrotou a Polónia, por 2-1.
O Grupo A também arrancou, registando-se sucessos das outras duas potências latinas do futebol, a Espanha e a Itália.
Mais laboriosa a vitória de Espanha em Bratislava, com o golo da vitória sobre a anfitriã Eslováquia, por 3-2, a ser conseguido no minuto 90, por César Tárrega.
A Espanha chegou ao 2-0, através de Marc Pubill, aos 16 minutos, e Mateo Joseph, aos 18, com a Eslováquia a reagir bem, com os golos de Samuel Kopásek (48) e Tomas Suslov (53, de grande penalidade).
Em Trnava, a Itália, uma das seleções de mais historial no escalão - cinco títulos, tal como a Espanha –, foi claramente superior à Roménia, mas o marcador não foi além do 1-0, golo de Tommaso Baldanzi, aos 25 minutos.
Portugal e França estão bem atrás do palmarés, neste escalão, com a equipa das 'quinas', três vezes finalista da competição, a iniciar a 10.ª presença em fases finais, e a França a ter somente um título, no distante ano de 1988.
Por enquanto, lusos e gauleses estão atrás da Geórgia, surpreendente vencedora da Polónia, por 2-1.
Hoje, Nodar Lominadze marcou primeiro, aos 55 minutos, na conversão de uma grande penalidade, Jakub Kaluzinski empatou para os polacos, aos 73, e Vasil Gordeziani assegurou a estreia vitoriosa dos georgianos, aos 90+4.