Cardoso Varela e Rodrigo Mora completaram uma reviravolta na primeira parte, que se provou decisiva
Corpo do artigo
A Seleção Nacional de futebol sub-17 deu esta terça-feira a volta para vencer a Espanha, por 2-1, na estreia do Grupo D do campeonato da Europa, que decorre no Chipre.
Os espanhóis adiantaram-se no marcador por Daniel Yañez, aos 20 minutos, contudo, os portugueses recuperaram ainda na primeira parte, com golos de Cardoso Varela, aos 25, e de Rodrigo Mora, aos 33.
Depois de o capitão Quim Junyent ter ameaçado o golo, com remate aos 15 minutos, que ainda roçou no poste, Daniel Yañez, aos 20, materializou em golo o ascendente espanhol, em livre direto na direita, ao primeiro poste, apanhando desprevenido Diogo Ferreira, que esperaria o cruzamento.
Os portugueses saíram da pressão, avançaram no terreno e, aos 25 minutos, Cardoso Varela, de apenas 15 anos, correu na esquerda, entrou na área e atirou ao poste mais distante, igualando a 1-1.
A formação orientada por João Santos estava agora por cima e consumou mesmo a reviravolta, quando Gabriel Silva desmarcou Rodrigo Mora, que fez um compasso de espera para atirar, colocado, entre dois defesas, fazendo o 2-1.
A etapa complementar principiou com remate do recém-entrado David Otorbi ao ferro, aos 46, com os portugueses responderam aos 66, em desvio de cabeça de Manu González, lance que ditou a saída do guarda-redes espanhol, lesionado.
Com o jogo já muito partido, Diogo Ferreira negou um golo cantado a Otorbi, antes de Álvaro González fazer o mesmo a Afonso Meireles, com forte pontapé à entrada da área.
Portugal é a segunda equipa com mais títulos europeus sub-17, nomeadamente seis, o último em 2016, enquanto a Espanha lidera o ranking, com nove, o derradeiro em 2017.
Ainda hoje, defrontam-se França e Alemanha, respetivamente com três e quatro cetros cada, na "poule" D, teoricamente a mais forte do torneio.