Ponto de situação na Champions: os apurados, os eliminados e os outros casos
O rescaldo de uma terça-feira de muitas decisões na Liga dos Campeões.
Corpo do artigo
Esta terça-feira marcou a primeira parte da quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, onde se conheceu mais um lote de apurados para os oitavos de final da Champions.
Para além do Barcelona, que já tinha garantido o apuramento, Ajax, Bayern, Manchester City, Roma, Real Madrid, Juventus e Manchester United festejaram esta noite a passagem à próxima ronda, sendo que os holandeses - que venceram o AEK em Atenas - quebraram um jejum de 13 anos no que toca aos oitavos de final da Liga dos Campeões. No que toca às equipas de Manchester, um empate foi suficiente para os comandados de Pep Guardiola garantirem um lugar na próxima ronda, sendo que o jogo decisivo desse grupo será entre o Shakhtar de Paulo Fonseca e um impressionante Lyon, na última jornada. Em Old Trafford, um golo aos 91 minutos, da autoria de Marouane Fellaini, levou a equipa - e José Mourinho - à loucura, garantindo a passagem aos oitavos.
O Real Madrid, por sua vez, venceu o Roma por 2-0, mas os italianos não terão ficado muito incomodados com a derrota, uma vez que já tinham garantido o apuramento para os oitavos à custa da derrota do CSKA frente ao Plzen. A Juventus, com uma assistência de Ronaldo, também assegurou a presença na próxima ronda da liga milionária.
Depois de garantido o apuramento do Ajax, cabia a Bayern e Benfica discutir a última vaga do grupo E. Os bávaros não deram hipótese, goleando os encarnados por 5-1 e garantindo um lugar nos oitavos. Os comandados de Rui Vitória, por sua vez, caíram para a Liga Europa, onde seguem acompanhados pelo Valência, terceiro classificado de um grupo com Juventus, Manchester United e Young Boys.
Também sem hipótese de chegar aos oitavos estão CSKA, Hoffenheim, Lokomotiv, Mónaco, PSV e Plzen, sendo que o Young Boys e o AEK já sabem que terminarão o grupo em último lugar e que estão, assim, afastado das competições europeias.