Autoridades alemãs suspeitam que o homem detido, de nacionalidade iraquiana, planeava realizar uma ataque terrorista no Euro'2024
Corpo do artigo
A polícia alemã deteve na quarta-feira um homem suspeito de ser um “agente adormecido” do Estado Islâmico, com planos para realizar um ataque terrorista durante o Euro’2024.
O homem, de nacionalidade iraquiana, foi identificado como Mahmoud A, tendo sido detido na cidade de Esslingen, que fica a cerca de 70 quilómetros de Estugarda, que acolheu o jogo entre a anfitriã Alemanha e a Hungria (2-0), na quarta-feira, da segunda jornada do Grupo A.
De acordo com a investigação policial, o suspeito chegou à Alemanha em 2022.
“As nossas forças de segurança estão extremamente vigilantes, seguindo todas as indicações e fazendo tudo para proteger o nosso país contra ameaças islâmicas”, comentou a ministra do Interior alemã, Nancy Faeser.
Esta detenção surge depois de Thomas Haldenwang, chefe da segurança da Alemanha, ter avisado há dias para o crescimento da ameaça representada por grupos extremistas desde o dia 7 de outubro, referindo ainda o perigo de “lobos solitários radicalizados e sem ligações claras a organizações terroristas”.