Uma das principais advogadas de casos clínicos em Inglaterra está ao lado de Eva Carneiro no diferendo com José Mourinho.
Corpo do artigo
Uma das principais advogadas de casos clínicos desportivos em Inglaterra, Mary O'Rourke, apoiou Eva Carneiro na polémica com o treinador do Chelsea, José Mourinho, a três dias da comissão médica da FIFA discutir o assunto.
"Gostaria de ver a mensagem espalhada pelo mundo, e acho que a FIFA vai dizer o mesmo na sexta-feira. Eles [equipa médica] não fizeram nada de errado, porque os seus deveres eram tratar o jogador como um paciente e respeitar o árbitro", admitiu a advogada irlandesa, que ganhou importância no futebol inglês ao estar envolvida em casos médicos importantes.
De acordo com O'Rourke, esta é uma "questão de princípio" e o papel da equipa médica nos clubes é "cuidar dos jogadores" e não estarem atentos "às táticas da equipa".
O caso remonta ao encontro da primeira jornada do campeonato inglês, que terminou com um empate a duas bolas entre o Chelsea e o Swansea.
Nos minutos finais da partida, Eva Carneiro e o chefe de fisioterapia, Jon Fearn, entraram em campo, autorizados pelo árbitro, para assistirem um jogador belga Eden Hazard, que estava lesionado.
No final do jogo, José Mourinho criticou a entrada em campo da equipa médica e retirou os dois elementos do banco da equipa na jornada seguinte.
Há duas semanas, o presidente da comissão médica da FIFA, Michel D'Hooge, manifestou o seu apoio à equipa médica do Chelsea, o que "já seria de esperar", como disse o responsável.