Polémica na Rússia: jogadores terão recorrido a amoníaco com Espanha e Croácia
Prática terá sido admitida pela federação do país organizador do Mundial'2018 a um jornal alemão.
Corpo do artigo
A Rússia já foi eliminada do campeonato do Mundo, mas a imprensa alemã está a levantar ondas sobre a campanha do país anfitrião da prova. De acordo com o Suddeutsche Zeitung, os jogadores da seleção de leste terão recorrido a amoníaco nos jogos com Espanha, dos oitavos de final, e Croácia, nos "quartos".
A propósito de uma reportagem sobre métodos de melhoria de rendimento desportivo, um membro da federação russa terá admitido ao jornal alemão que um dos suplentes de Cherchesov recorreu a amoníaco numa bola de algodão antes de ser lançado na partida frente a Espanha.
A substância não é proibida pelos regulamentos internacionais de antidopagem, mas, de acordo com o trabalho do Suddeutsche Zeitung, proporciona benefícios, estimulando a respiração e melhorando o fluxo de oxigénio no sangue.
O Bild, por sua vez, adianta que a prática foi repetida no encontro com a Croácia, no passado sábado, uma vez que, antes do arranque da segunda parte, é possível ver alguns jogadores da Rússia a friccionar o nariz, algo que a publicação interpreta como indício do consumo de amoníaco.