O Chelsea ocupa a 11.ª posição da Premier League, estando a 17 pontos do último lugar que confere acesso à próxima edição da Liga dos Campeões
Corpo do artigo
Mauricio Pochettino defendeu na sexta-feira que o Chelsea, atual 11.º classificado da Premier League, deveria estar no quarto lugar, último de acesso à próxima edição da Liga dos Campeões, tendo em conta “toda a estatística”.
“Se virem todos os dados, devíamos estar em quarto lugar na tabela, mas não estamos por diferentes razões. O que a estatística significa é que estamos num bom caminho. Qual é a área que devemos melhorar? São coisas que chegam com o tempo. Precisamos de competir melhor nos pequenos detalhes e isso só se ganha com experiência e tempo a jogar juntos”, começou por afirmar, em conferência de imprensa de antevisão ao jogo que terá este sábado (15h30) com o Burnley.
“É fácil encontrar estatística quando queres ‘matar’ alguém, mas quando os dados são positivos e refletem o que a equipa tem feito bem, ainda que não consiga resultados por diferentes razões, devemos confiar no processo”, acrescentou.
De acordo com os dados da BBC, as palavras do treinador surgem em função de o Chelsea ser a equipa com a melhor diferença em termos de golos esperados por jogo (0,36), tendo na realidade uma diferença média de golos menor (0,07).
No entanto, no que toca aos restantes dados ofensivos, nomeadamente o número de golos, remates, remates à baliza, posse de bola, toques na área adversária e de golos esperados em grandes ocasiões de perigo, o Chelsea fica sempre atrás de mais do que quatro equipas.
O Chelsea, que corre o sério risco de voltar a falhar as competições europeias na próxima época, segue na 11.ª posição da Premier League, estando a 17 pontos do Aston Villa (quarto, com dois jogos mais). Os blues também estão em prova na Taça de Inglaterra, onde irão defrontar o Manchester City nas meias-finais.