Play-off da Liga Europa: Galatasaray goleado pelo AZ, Twente também vence
FC Porto e Roma com play-off em aberto, AZ destroça Galatasaray
Corpo do artigo
FC Porto e Roma empataram esta quinta-feira 1-1 na abertura do play-off da Liga Europa de futebol e têm o acesso aos oitavos de final em aberto, enquanto o AZ Alkmaar aplicou uma surpreendente goleada ao Galatasaray (4-1).
No 100.º encontro da história azul e branca para as competições da UEFA no Estádio do Dragão, no Porto, o turco Zeki Çelik adiantou os italianos, aos 45+5 minutos, e Francisco Moura igualou aos 67, pouco antes de Bryan Cristante, ex-médio do Benfica, ser expulso com duplo cartão amarelo e deixar os anfitriões em superioridade numérica desde os 72.
O FC Porto, único representante português em prova e vencedor em 2002/03 e 2010/11, não conseguiu capitalizar esse cenário na ponta final e atingiu o terceiro empate seguido esta temporada, mantendo-se com apenas um triunfo ao fim de nove desafios em 2025 e ainda sem qualquer êxito em casa sob orientação do treinador argentino Martín Anselmi.
A decisão ficou adiada para a segunda mão, agendada para 20 de fevereiro, em Roma, e teve um equilíbrio contrastante com a vitória tão expressiva quanto surpreendente do AZ na receção aos turcos do Galatasaray (4-1), com dois golos neerlandeses em cada parte.
Sven Mijnans (12 minutos), o irlandês Troy Parrott (37), de penálti, Jordy Clasie (57) e o norueguês David Moller Wolfe (66) distanciaram o conjunto de Alkmaar, que iniciou com Alexandre Penetra a titular, enquanto o húngaro Roland Sallai reduziu para o bicampeão turco, reduzido a 10 jogadores aos 51, por expulsão com duplo amarelo de Kaan Ayhan.
Os Países Baixos, que têm Portugal como principal perseguidor no sexto lugar do ranking da UEFA, também sorriram com a vitória do Twente em casa perante o Bodo/Glimt (2-1).
Uma grande penalidade convertida por Ricky van Wolfswinkel, antigo ponta de lança do Sporting, já aos 90+5 minutos, sentenciou o encontro, já depois de o recém-bicampeão norueguês ter respondido por Patrick Berg (85) ao tento do tunisino Sayfallah Ltaief (05).
Em Salónica, Andrei Gheorghita (50 minutos) e o franco-camaronês Joyskim Dawa (60) possibilitaram aos romenos do Steaua Bucareste uma reviravolta vitoriosa frente ao campeão grego PAOK (2-1), que, sem Vieirinha nas opções, até se adiantaram pelo tanzaniano Mbwana Samatta (21), mas viram o brasileiro Taison ser expulso por duplo cartão amarelo (45+5).
Antes do programa noturno, o play-off da Liga Europa arrancou com outros quatro jogos, sendo que os turcos do Fenerbahçe, orientados pelo treinador português José Mourinho, encaminharam o acesso aos "oitavos" face aos belgas do Anderlecht (3-0), em Istambul.
O sérvio Dusan Tadić (11 minutos), o bósnio Edin Dzeko (42) e o marroquino Youssef En-Nesyri (57) construíram o triunfo dos anfitriões, que tinham fechado a fase de liga na 24.ª posição, última de acesso ao play-off, e chega, em vantagem aos arredores de Bruxelas.
José Mourinho, de 62 anos, procura o terceiro êxito na segunda competição europeia de clubes, que já conquistou com o FC Porto, em 2002/03, então no formato de Taça UEFA, e pelos ingleses do Manchester United, em 2016/17, sob a denominação de Liga Europa.
Nos outros embates do play-off iniciados às 17h45, os neerlandeses do Ajax triunfaram na Bélgica face ao Union Saint-Gilloise (2-0), com golos do dinamarquês Christian Rasmussen (59 minutos) e do jovem belga Jorthy Mokio (71), que tem 16 anos.
Mercê dos tentos de Brais Méndez (11 minutos), de penálti, e do japonês Takefusa Kubo (31), os espanhóis da Real Sociedad bateram fora o campeão dinamarquês Midtjylland (2-1), que colocou o estreante Dani Silva no onze e reduziu pelo polaco Adam Buksa (38).
Em Budapeste, um remate certeira do israelita Mohammad Abu Fani (23 minutos) deu a vitória ao campeão húngaro Ferencváros na receção aos checos do Viktoria Plzen (1-0).
Qualificados de forma direta para os "oitavos", após terem fechado a reformulada fase de liga nas oito primeiras posições, Lázio, Athletic Bilbau, Manchester United, orientado por Rúben Amorim, Tottenham, Eintracht Frankfurt, Lyon, de Paulo Fonseca, Olympiacos e Rangers voltam à ação apenas em março para defrontarem a duas mãos os vencedores do play-off.