
Elogios a Cristiano Ronaldo pela conquista do Bola de Ouro surgem dos mais diferentes quadrantes.
A conquista da Bola de Ouro por Cristiano Ronaldo é assunto noticioso à escala mundial, com forte impacto nas edições eletrónicas dos principais órgãos de comunicação, que chamam a título palavras como "rei" e "lágrimas".
Começando pelo France Football, órgão com responsabilidades na entrega do troféu de melhor futebolista do ano, o título "online" remete para a ligação entre os dois troféus conquistados pelo avançado madeirense: "Cinco anos depois".
A Marca, periódico desportivo de Madrid, titula "Cristiano Ronaldo, novo rei do futebol", e sublinha o fim do ciclo de Lionel Messi, argentino do Barcelona, classificado em segundo lugar na presente edição, cujo anúncio final decorreu hoje, em Zurique, na Suíça.
Também sedeado na capital espanhola, o El Pais, jornal generalista com forte impacto no mundo hispânico, faz um título simples -- "Cristiano, Bola de Ouro", mas remete para uma página eletrónica e para diversas conexões com os pormenores da eleição, umas horas antes.
Com o mesmo destaque e o mesmo título, o El Mundo Deportivo, jornal da Catalunha, dá expressão à conquista do português do clube rival do Barcelona, assumidamente mais "querido" pela redação em causa.
"Ronaldo, triunfo e lágrimas" é, por sua vez, a frase estampada na página principal da Gazzetta dello Sport (Itália), enquanto o inglês The Guardian referencia que "Cristiano Ronaldo ganha Bola de Ouro após ano brilhante no Real Madrid".
Para a "primeira" página da BBC (Inglaterra), "Ronaldo bateu Messi pela Bola de Ouro", enquanto na da CNN é necessário entrar na secção do Desporto para ler, em baixo, a referência à conquista do avançado luso.
Ao contrário, na página da rede Globo (Brasil), o assunto tem estatuto de manchete: "Cristiano Ronaldo é eleito melhor do Mundo". E sublinha a interrupção da sequência de quatro troféus de Lionel Messi, assim como não ter segurado o choro em palco.
Por fim, o Clarín, da Argentina, refere que "desta vez, Messi não conseguiu", enquanto o La Prensa, também de Buenos Aires, titula "Balão de Ouro 2013 para Cristiano Ronaldo" e refere o "agradecimento em poucas palavras, interrompido pela emoção" do jogador.
