Central superou Ricardo Carvalho como mais velho jogador de campo a atuar por Portugal.
Corpo do artigo
Com 38 anos, três meses e nove dias, Pepe foi o jogador mais velho a pisar o relvado do Wanda Metropolitano no duelo ibérico de ontem, sexta-feira. Ao ser lançado como titular por Fernando Santos, o central do FC Porto fez história: tornou-se no mais ancião jogador de campo a atuar por Portugal.
Superou Ricardo Carvalho, que havia jogado com 38 anos, um mês e quatro dias contra a Hungria, na fase de grupos do Euro"2016, e, contando também os guarda-redes, já só vê Silvino Louro e Vítor Damas pela frente. Para que Pepe se possa tornar recordista absoluto, "bastará" que volte a envergar a camisola das Quinas em novembro, altura em que a Seleção defrontará a República da Irlanda e a Sérvia na fase de apuramento para o Mundial"2022.
Pepe, recorde-se, estreou-se pela Seleção Nacional em novembro de 2007, frente à Finlândia (no Dragão) e, desde então, assumiu-se como peça indiscutível da equipa das Quinas, sendo uma constante nos "reinados" de Scolari,Carlos Queiroz, Paulo Bento - que chegou a utilizá-lo como "trinco" - e, desde 2014, com Fernando Santos. A nível de internacionalizações, apresenta um cartão de visita de respeito: são já 114, que fazem do luso-brasileiro o defesa-central mais internacional de sempre com a camisola das Quinas.
Voltando ao jogo de Madrid, Pepe foi substituído aos 59", entrando William para o seu lugar. O veterano não escondeu alguma surpresa com a alteração e, após algumas questões, acabou mesmo por sair, debaixo de uma enorme ovação dos adeptos espanhóis. Afinal de contas, foram dez anos ao serviço do Real. "Pepe, Pepe, Pepe" foi a banda sonora do Wanda Metropolitano durante largos segundos.