Pepe e Ibrahimovic reencontram-se: da última vez protagonizaram um duelo "quentinho"
Pepe e Ibrahimovic são os únicos "centenários" na Champions das duas equipas. Dois temperamentais num embate que pode ser "quentinho". O sueco não deve ser titular, mas o treinador do Milan garantiu-lhe minutos no reencontro com o central portista, a quem só ganhou uma vez. Há mais de oito anos que não se cruzam em campo
Corpo do artigo
Um já é quarentão, o outro para lá caminha e esta noite têm encontro marcado no Dragão, se não for de início, porque Ibrahimovic (40) não está em condições de fazer 90", numa fase mais adiantada da partida.
O sueco do Milan, tal como Pepe (38), está entre os (apenas) 11 jogadores no ativo que já ultrapassaram a centena de jogos na Liga dos Campeões. Antevê-se um duelo "quentinho" de titãs, não só pela larga experiência, mas também pelos feitios e uso do físico na disputa dos lances.
Basta recordar o confronto entre os dois pelas respetivas seleções em 2013: Portugal apurou-se no play-off de acesso ao Europeu, mas o avançado sueco fez dois golos e num deles, apontado de cabeça, fez questão de ir ter com o central e mandar-lhe uma boca antes de festejar com os companheiros. Essa foi, curiosamente, a última vez em que ambos se encontraram em campo em jogos oficiais.
O saldo dos seis confrontos é claramente favorável a Pepe, com três vitórias, dois empates e apenas uma derrota, num Barcelona-Real Madrid (1-0) resolvido pelo rival desta noite.
Juntos têm 225 presenças na Liga dos Campeões e são, de muito longe, os mais rodados das duas equipas, mas não só. "São dois jogadores temperamentais. Para nós é importante ter o Zlatan bem. Está a fazer tudo para estar à disposição, mas ainda não está a 100 por cento. Está pronto para enfrentar qualquer defesa, incluindo o Pepe", assumiu Stefano Pioli, técnico do Milan.
Um temperamento que já custou 10 expulsões por vermelho direto a ambos, com o sueco a "ganhar" nos duplos amarelos, com seis contra cinco do portista. Conceição também falou sobre este duelo e preferiu destacar as qualidades dos jogadores. "Não sei se [Ibrahimovic] vai jogar ou não. O que posso dizer é que uma equipa não é só um jogador, seja o Zlatan, o Messi ou o Cristiano [Ronaldo] - estamos a falar dos melhores jogadores do Mundo. Olhamos para as características do Zlatan, um jogador poderoso fisicamente, com uma qualidade técnica acima da média, uma referência do futebol mundial, assim como o nosso Pepe e outros jogadores de grande valia e muita experiência", considerou o técnico portista, garantindo ter estudado bem os movimentos do sueco.
"Sabemos onde é que o Zlatan gosta de jogar, que zonas gosta de pisar, onde se sente confortável e o que precisamos de fazer para que ele não se sinta confortável. Temos de olhar para ele dentro da organização e da dinâmica da equipa do Milan. Gostamos sempre de defrontar os melhores do Mundo e o Zlatan é dos melhores do Mundo", acrescentou.
Refira-se ainda que esta será apenas a terceira vez que Ibrahimovic - que já leva 955 encontros na carreira - vai cruzar-se com o FC Porto. Nas outras duas, então ao serviço do Paris Saint-Germain, foi bem anulado pela defesa azul e branca e terminou a "zeros".