Declarações de Pep Guardiola no dia da apresentação de Xavi no Barcelona
Corpo do artigo
Não há como escapar: quando o assunto é Barcelona, todos procuram a opinião de Pep Guardiola, mais ainda no dia em que o Barça apresentou Xavi como sucessor de Ronald Koeman e o treinador do Manchester City estava, por acaso, em Espanha.
"Se o presidente Laporta e o seu Conselho de Administração escolheram é porqueo viram, analisaram, compararam e pesado os milhões de prós e poucos contras", disse Guardiola, instado a comentar a chegada de um seu ex-jogador ao comando técnico culé.
"Ele [Xavi] conhece o clube e estou convencido que trará uma energia mais do que positiva porque ele é positivo, ele vê sempre o lado bom das coisas e isso é o mais importante. E depois podemos contar com a sua classe para ver futebol e a sua dedicação e esforço".
"Xavi não tem de ser meu herdeiro ou herdeiro de outro qualquer treinador. Tem de ser ele. Nós treinadores somos o que somos, ele tem de tomar as decisões. As pessoas não podem esquecer que na minha época também perdemos títulos, poucos, mas perdemos, essa é a realidade", disse.
"Xavi não é um recém-chegado, sabe como isto funciona. Nós, os treinadores, somos bons se ganharmos e se não ganharmos, é porque não temos o conhecimento. O Xavi sabe disso. Ele sabe que desde o primeiro dia tem de fazer as coisas bem", concluiu Guardiola