O internacional francês, campeão do mundo com a França no Mundial da Rússia, em 2018, tem contrato com o clube italiano até 2026
Corpo do artigo
Paul Pogba, médio francês da Juventus, poderá voltar a competir ainda nesta temporada, após a sua suspensão por doping ter sido reduzida de quatro anos para 18 meses, na sequência de um recurso ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAS). Inicialmente suspenso em agosto de 2023, após testar positivo para testosterona num controlo antidoping realizado após a partida contra a Udinese, Pogba vê agora uma luz ao fundo do túnel.
Com esta redução, o jogador, que está impedido de competir desde setembro de 2023, poderá regressar aos treinos com o plantel da Juventus já em janeiro de 2025. A partir de março, estará oficialmente autorizado a voltar aos relvados e a disputar jogos competitivos.
O internacional francês, campeão do mundo com a França no Mundial da Rússia, em 2018, tem contrato com o clube italiano até 2026.
A notícia foi avançada inicialmente pela agência Associated Press, que teve acesso aos relatórios da TAS que reduzem a pena de Pogba, que tinha recorrido da suspensão inicial de 48 meses.
Pogba ainda não comentou publicamente a decisão do TAS, mas partilhou uma mensagem enigmática na rede social Instagram de uma imagem – provavelmente dele – usando um par de chuteiras com as iniciais "PP".
O médio da Juventus testou positivo para testosterona em agosto do ano passado e recebeu a punição máxima atribuída pelo tribunal antidoping da Itália.
Na altura, Pogba disse que a decisão estava "incorreta" e recorreu ao TAS, com sede na Suíça.
"Estou triste, chocado e com o coração partido, porque tudo que construí na minha carreira de jogador profissional foi-me retirado", disse então o jogador.
As proibições de quatro anos são padrão no código mundial antidoping, mas podem ser reduzidas nos casos em que um atleta puder provar que seu doping não foi intencional, se o teste positivo for resultado de contaminação, ou se fornecer "assistência substancial" para ajudar os investigadores.
Pogba, de 31 anos, foi na altura o jogador de futebol mais caro da história quando trocou a Juventus pelo Manchester United por 105 milhões de euros (113 milhões de dólares), em 2016.