Sergio Aguero, antigo futebolista do Barcelona, entre outros, conversou com o jornal catalão Mundo Deportivo em jeito de antevisão ao Real Madrid-Barcelona (sábado, 20h00), da 11.ª jornada da LaLiga
Corpo do artigo
Elogios a Hansi Flisck e Lamine Yamal: "O Barça traz sempre estes talentos da academia e, com um pouco de polimento, acaba sempre por ter uma grande equipa. O novo treinador é notável. Ele é bastante duro. Sem o conhecermos, percebemos que é bastante exigente e isso acaba por fazer sobressair o melhor dos jogadores. É muito bom nesse caso e hoje tem Lamine Yamal, que é muito surpreendente porque é muito jovem e faz coisas que o fazem parecer ter 26 ou 28 anos. Todos nós, que gostamos de futebol, temos de o apreciar, porque há muito poucos jogadores com estas caraterísticas. É óbvio que está no Barça, por isso é ainda melhor. Temos de ver como vai continuar daqui a uns anos, porque tudo depende da cabeça de cada jogador e até onde pode ir, mas está a mostrar que é um talento que muito poucos têm. Cada vez menos."
Características de Lamine Yamal: "Cada um tem o seu talento, para avançar, para tirar dois ou três jogadores do caminho, mas tem coisas que, devido à sua idade, outros não fariam. Tem uma visão do jogo diferente da de um miúdo de 17, 18, 20 anos. Quando eu era miúdo, tinha o meu talento, mas depois é preciso continuar a trabalhar nele. Mas há outras coisas que são naturais, de visão, que são naturais e ele tem-nas. Faz passes, abre o jogo, joga em equipa e defende. Tudo depende também do treinador, porque hoje em dia há treinadores que nos dizem para ficar de um lado, para bloquear a saída e depois recomeçar. Há outros treinadores que querem que progridamos defensivamente. No jogo Espanha-Dinamarca vi-o no centro da área a defender. Com o talento dele, o normal é que fique lá em cima [no meio-campo ofensivo] à espera."
Marcos Senna disse recentemente que gosta mais de Lamine Yamal do que de Vinícius: "Em termos de estilo de jogo, falando de talento, o Lamine tem muito mais do que o Vinícius, embora o Vinícius tenha mais experiência e seja mais um jogador com títulos conquistados no Real Madrid. O Vinícius é um dos três melhores jogadores do mundo, mas pela idade e pelo talento, prefiro o Lamine. Se dependesse de mim, teria um em cada lado da minha equipa e deixaria o adversário rezar. É como quando Messi e Neymar estavam juntos. O Vinícius tem agora o Mbappé em Madrid, mas ele é mais um 9 e não tem o talento do Vinícius. O que um tem, não tem o outro e vice-versa. Mbappé deve tentar adaptar-se ao jogo do Real Madrid. Em Paris, ele ficava à frente e esperava pelos contra-ataques para matar ali, mas eles são totalmente diferentes. Já não se vê o Mbappé do PSG que fazia o que queria dos adversários."
Antevisão ao El Clásico: "Vai ser um bom jogo. Não vou apostar nisso, mas o Barça é muito bom. O campo tem sempre influência e vai ser complicado, mas o Barça tem mais hipóteses de ganhar do que o Real Madrid, embora o Real nem sequer precise de 20% da bola para marcar. Porque é que isso acontece? Não se sabe, mas historicamente nos últimos 10 minutos eles têm coisas que os outros não têm. Eu sofri isso no Atlético. Dizem que é sorte, mas não é assim. Se se ganha tantas vezes em cima da hora, não é sorte, mas algo que os outros não têm."