Pedro Machado foi ‘Homem do Jogo’ duas vezes consecutivas e recebeu um prémio... curioso
Jogador luso que atua na Finlândia recebeu uma mochila com vários artigos
Corpo do artigo
O início de experiência no futebol finlandês está a correr de feição a Pedro Machado. Contratado pelo IFK Mariehamn em janeiro – a época naquele país segue-se pelo ano civil –, o central facilmente se adaptou à nova realidade, conquistou um lugar no onze e é hoje uma das peças fulcrais da equipa.
Prova de que o jogador português pegou mesmo ‘de estaca’ no emblema da ilha Fasta Åland é o reconhecimento nas duas últimas jornadas do campeonato. Pedro Machado apresentou-se a um alto nível e assumiu um papel determinante no empate (1-1) diante do IF Gnistan e na vitória (2-0) na visita ao terreno do SJK.
Estas duas excelentes exibições valeram-lhe a eleição de Homem do Jogo duas vezes consecutivas e o direito a um prémio, no mínimo curioso. Isto porque, ao contrário do que acontece na grande maioria das competições, na Finlândia, o jogador que mais se destaca no encontro não leva para casa um troféu ou estatueta, como é habitual, mas sim... uma mochila. No fundo, o galardão serve para suprir as necessidades do verão, já que contém uma toalha, um chapéu e... uma bola de praia.
“Obviamente que achei engraçado e é algo que até posso usar no dia a dia. Faz sempre falta”, começou por dizer, entre risos, o defesa, de 27 anos, acrescentando: “Agora a sério, o mais importante é ter ajudado a equipa a pontuar nestes dois jogos e ter tido este reconhecimento pelas minhas exibições. Fico muito feliz e espero receber mais durante a época. Seria muito bom sinal”.
Desde que chegou ao IFK Mariehamn, Pedro Machado disputou 13 partidas, oito a contar para o campeonato e cinco para a Taça da Liga. Neste momento, o clube ocupa o sétimo lugar da tabela, com 12 pontos.