Paulo Fonseca também com motivos para sorrir na Liga Europa. Confira os destaques da jornada
Lyon venceu e soma seis pontos, como FC Porto e Braga
Corpo do artigo
FC Porto e Braga somaram a segunda vitória na Liga Europa e igualmente com motivos para sorrir está o técnico Paulo Fonseca, que guiou o Lyon ao triunfo caseiro ante o Salzburgo (2-0), graças às finalizações de Satriano (11') e do ex-Casa Pia Ruben Kluivert (57'), num encontro em que Suic falhou uma grande penalidade nos instantes iniciais e Afonso Moreira não saiu do banco local.
FC Porto, Braga e Lyon seguem no grupo da frente da tabela, que conta ainda com o Dinamo Zagreb, Aston Villa, Midtjylland e Lille, todos com seis pontos.
Uma das surpresas da noite aconteceu no Olímpico de Roma, onde os "giallorrossi" desperdiçaram três grandes penalidades seguidas e acabaram derrotados pelos gauleses do Lille (1-0), com o luso Félix Correia a estar evidência, ao assistir o islandês Hakon Haraldsson para o único golo do jogo, logo aos seis minutos. Tiago Santos não foi utilizado nos visitantes.
A Roma poderia ter empatado de castigo máximo, a cinco minutos do fim, e teve três oportunidades para o fazer, já que o lance foi repetido duas vezes, por movimento irregular do guarda-redes do Lille, Berke Ozer. O turco defendeu a primeira tentativa de Dovbyk, voltou a impor-se ao ucraniano na repetição e, por fim, defendeu a nova tentativa, de Soule.
Na zona asiática de Istambul, o Fenerbahçe, que contou com o internacional luso Nelson Semedo entre os titulares, teve no ex-benfiquista Kerem Akturkoglu a figura do triunfo contra o Nice (2-1), uma vez que foi o autor dos dois remates certeiros no reencontro com os franceses, que tinha defrontado em agosto ao serviço do Benfica, então na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
No lado gaulês, que encurtou distâncias pelo espanhol Kevin, da marca do castigo máximo, o luso Tiago Gouveia foi aposta inicial.
As duas equipas inglesas em prova obtiveram desfechos diferentes, com o Aston Villa levar a melhor sobre o Feyenoord (2-0), na banheira de Roterdão, onde Gonçalo Borges não foi opção nos neerlandeses, e o próximo adversário do FC Porto, o Nottingham Forest, a desiludir no City Ground diante dos dinamarqueses do Midtjylland (3-2), que contaram com Dani Silva na ficha de jogo.
O Bétis deslocou-se à Bulgária para imperar por 2-0 no campo do Ludogorets, que teve Dinis Almeida de início, o mesmo resultado com que os romenos do Steaua Bucareste bateram os helvéticos do Young Boys, enquanto o Brann, da Noruega, recebeu e venceu o Utrecht, dos Países Baixos, pela margem mínima (1-0).
O médio internacional luso Renato Sanches viu do banco grego a derrota caseira do Panathinaikos frente aos belgas do Go Ahead Eagles (2-1), os checos do Plzen bateram os suecos do Malmö (3-0), num jogo com três expulsões, e os escoceses do Rangers, com Chermiti em campo os 90 minutos, saiu derrotado da casa do Sturm Graz (2-1), na Suíça.
Com Tiago Tomás no onze, os germânicos do Estugarda perderam em Basileia (2-0), o Celta de Vigo, de Espanha, superiorizou-se em casa ante o PAOK, da Grécia, por 3-1, os húngaros do Ferencvaros impuseram-se em casa do Genk (1-0), e o Dínamo Zagreb, do não utilizado Cardoso Varela, foi mais forte do que os israelitas do Maccabi Telavive (3-1).