Paulinho continua em destaque no México: "Trouxe algo que faltava há muito tempo"
Carlos Morales, craque marcante do Toluca e hoje treinador da sua equipa B, desfaz-se em elogios a Paulinho, sentindo que é um avançado que está a desfrutar do futebol mexicano
Corpo do artigo
Figura destacada da história do Toluca, campeão mexicano em 2003, Carlos Morales, hoje com 54 anos, não esconde a felicidade pelo bom momento da equipa de Renato Paiva, segunda classificada no Clausura, perseguindo o líder Cruz Azul. O atual treinador da equipa B dos Diablos Rojos, antigo internacional uruguaio que também vestiu a pele de goleador nos seus anos de glória no conjunto da cidade capital do Estado do México, campeão em 1999 e 2000, confessa-se impressionado com o rendimento de Paulinho, onze golos e sete assistências num arranque de trajeto fora de portas, que vai sendo aclamado por toda a gente na geografia azteca.
O antigo avançado do Sporting já enche páginas com louvores pelo que tem feito no Toluca de Renato Paiva. Figuras históricas do clube são consensuais no apreço ao fantástico impacto no país.
O poder finalizador do antigo avançado do Sporting, estrela, mais uma vez, bisando na goleada sobre o Puebla, combinado com o jogo associativo e preponderância no recorte de muitas ações coletivas, tem preenchido os ferrenhos adeptos do Toluca, que até já aceleram petições para que Paulinho possa jogar pela seleção mexicana, mesmo tendo no currículo três internacionalizações por Portugal e dois golos.
Fenómeno: marcou um golo à Van Basten e já viu circular petição para ir à seleção do México
Com 172 jogos e 63 golos pelo Toluca, Morales brinda o português de fortes encómios. “A sua chegada não se traduziu unicamente em golos, trouxe evidente liderança no campo, porque assume cabalmente esse perfil. Com isso também faz jogar a equipa porque é um jogador que se move muito e bem sem bola, sendo solidário com todos os colegas na hora de recuperar”, afiança a O JOGO o antigo avançado, voz de ídolo sobre novo ídolo a crescer.
“Trouxe um efeito tremendo e estar entre os melhores marcadores no México é um grande feito. O jogo gira em função dele, é a referência”
“Trouxe um efeito tremendo aos resultados da equipa e o facto de estar entre os maiores goleadores no México é também um feito. O jogo gira em função dele com normalidade, porque faz-se notar como referência no ataque. Conquistou os adeptos com os seus golos, com o seu jogo e pelo compromisso em campo”, valida, enunciando todos os atributos à solta. “É um avançado que não nega trabalho à qualidade, faz sentir o compromisso mas também que desfruta deste grande momento. Tanto o seu como da equipa”, atesta Carlos Morales, pressentindo um impacto semelhante do português ao de Gignac, que leva anos no México cotado como o avançado europeu que mais rendimento trouxe.
“Trouxe algo que faltava há muito tempo ao Toluca: um goleador. Passou a ser, assim, uma equipa candidata a ganhar o campeonato”
“Gignac demonstrou grande nível aqui por vários anos. Também chegou Canales em plano de evidência, que tem estado muito bem, mas este arranque de Paulinho é impressionante. Existe muita expectativa no grande jogador que se pode tornar aqui, no que toca a respeito e referência”, evidencia o treinador da equipa B do Toluca, para quem o avançado que vinha sendo suplente de Gyokeres em Alvalade, se revelou uma autêntica aparição divina. “Ele trouxe algo que faltava faz tempo ao Toluca: um goleador. Com isso faz uma equipa candidata a ganhar o campeonato. Eu sabia quem ele era mas ninguém podia imaginar este impacto. Todos se informaram e agora já o idolatram”, remata Carlos Morales.
Negrete feliz pelo português que já lhe deu um desgosto
A corrente elogiosa chega de um dos mexicanos mais populares em Portugal, icónico nos anos oitenta por um golo acrobático no Mundial de 1986, Negrete ficou imortalizado e veio defender o Sporting. Viu com agrado a entrada triunfal de Paulinho em solo azteca, com pontaria de bom mariachi, apesar do desgosto que já lhe provocou.
“É um grande jogador, já fizera um bom trabalho no Sporting. Tornou-se muito influente no esquema tático do Toluca. É uma das grandes contratações feitas para o futebol mexicano. É evidente pelos golos, pelas assistências. E assinou um grande golo num empate contra o meu Pumas”, disse.