Pelo nono ano consecutivo, o montante global dos chamados "main sponsors" cresceu, tendo mais do que triplicado em relação a 2010/11. Os dois clubes de Manchester lideram a tabela de receitas
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O futebol inglês é uma autêntica máquina da fazer dinheiro e, de acordo com os números divulgados anteontem por um site especializado na vertente financeira do desporto, a Premier League voltou a estabelecer um novo recorde quanto ao valor total dos patrocínios de camisolas dos seus 20 clubes. Para 2018/19, o somatório dos principais sponsors das camisolas vale 313,6 milhões de libras, isto é, 352,2 milhões de euros.
Desde que a Sporting Intelligence começou a coligir estes dados - confirmando-os, referem os autores desta análise, tanto com os clubes como com as empresas que os patrocinam -, na época de 2010/11, esta verba mais do que triplicou. Na altura, e ao câmbio atual, o total era de 112,8 milhões de euros, tendo-se verificado uma subida significativa todos os anos.
Com um peso de, em média, entre nove e 15 por cento do total de receitas de cada clube (ainda assim bem abaixo do que representa o dinheiro proveniente dos contratos de transmissões televisivas), este valor tem tido como principal contribuinte o Manchester United - os red devils surgem por sete vezes com o mais avultado contrato de patrocínio nas nove temporadas analisadas pela Sporting Intelligence. E esta época é uma delas. O clube onde José Mourinho é o manager da equipa principal recebe esta temporada 52,8 milhões de euros do construtor automóvel norte-americano Chevrolet, mais 2,3 milhões do que o rival da cidade, o Manchester City (50,5 milhões), das linhas aéreas dos Emirados Etihad. Arsenal, Chelsea e Liverpool surgem atrás, com contratos no valor de 44,9 milhões de euros, e depois o Tottenham, que fecha o chamado "Big 6" e recebe 39,3 milhões.
Os restantes 14 clubes estão uns bons degraus abaixo deste sexteto, mas vale a pena referir que Everton, orientado por Marco Silva, e Wolverhampton, de Nuno Espírito Santo, estão bem colocados, respetivamente na oitava e 12.ª posição desta tabela de faturação.
Sobre este tema da sponsorização das camisolas, importa ainda referir que desde a última época os clubes começaram também a "vender" espaço nas mangas a empresas independentes das que anunciam na frente do equipamento. E estes já representam valores significativos - Arsenal, City e United cobram dez milhões de libras (11,2 milhões de euros), o Chelsea 6,7 milhões de euros e o Liverpool 5,6 milhões de euros. No total, são já 16 os emblemas que cederam este espaço publicitário.