Zhang Chengdong atuou no Mafra, no Leiria e no Beira-Mar, antes de deixar Portugal, em 2012.
Corpo do artigo
Zhang Chengdong é um futebolista que gosta de fazer história. Em 2015, o avançado tornou-se no primeiro jogador chinês a atuar na Liga espanhola, quando disputou oito minutos com a camisola do Rayo Vallecano frente ao Atlético de Madrid. Agora, tornou-se no chinês mais caro de sempre, depois de custar 20 milhões de euros ao Hebei Fortune.
O clube da Superliga da China foi obrigado a abrir os cordões à bolsa para garantir o concurso de Zhang, que estava no Beijing Guoan.
De salientar ainda que o internacional chinês chegou a jogar em Portugal, entre 2009 e 2012: começou no Mafra, tendo depois passado por Leiria e Beira-Mar. Em 52 jogos oficiais realizados em solo português, apontou 11 golos, um dos quais ao FC Porto, a 10 de dezembro de 2011.
O Hebei Fortune, clube que contratou Zhang, conta com alguns nomes bem conhecidos do futebol mundial nas suas fileiras: os avançados Gervinho e Lavezzi, internacionais por Costa do Marfim e Argentina, respetivamente, são os dois maiores exemplos. Também o camaronês Mbia e o congolês Kakuta fazem parte do plantel orientado por Manuel Pellegrini.