Um adepto do Sporting Cristal, do Peru, dirigiu-se a adeptos do Palmeiras imitando um macaco. Acontece na noite de quinta-feira, em jogo da primeira ronda da fase de grupos da Taça Libertadores, que a equipa brasileira venceu por 3-2. Há um mês aconteceu situação idêntica contra jogador dos sub-20 do Verdão
Corpo do artigo
O Palmeiras emitiu um comunicado para repudiar o gesto racista que um adepto do Sporting Cristal fez ao sair do estádio, ontem, em direção aos fãs alviverdes.
No início de março, recorde-se, o avançado Luighi, dos sub-20 do Palmeiras, também foi alvo de gestos racistas por parte de adeptos adversários [do Cerro Porteño], em partida da Libertadores sub-20.
Leia o comunicado do Palmeiras:
"É desgastante que, semana após semana, tenhamos de nos manifestar em razão de atos racistas praticados em jogos de futebol. A reincidência deste crime, cometido nesta quinta-feira (3) por um torcedor do Sporting Cristal-PER, que imitou um macaco em direção a palmeirenses presentes no estádio, demonstra novamente que as medidas adotadas até o momento são inadequadas e insuficientes para combater os insistentes episódios de discriminação racial ocorridos nos relvados sul-americanos.
Que o Sporting Cristal, as autoridades de segurança pública do Peru e a Conmebol tomem as devidas providências; se não, gestos como os que assistimos hoje continuarão a repetir-se, com a bênção da impunidade.
Quanto ao Palmeiras, seguimos leais no nosso compromisso de lutar contra toda e qualquer forma de discriminação.
Racismo não é provocação! Racismo é crime!"