Palmeiras a ferro e fogo: autocarro atacado e Felipão "sem medo de bandidos"
Autocarro do clube foi recebido à pedrada quando chegava ao Allianz Parque para defrontar o Junior Barranquilla para a Taça Libertadores
Corpo do artigo
O Palmeiras recebeu esta madrugada o Junior Barranquilla para a quarta jornada da fase de grupos da Taça Libertadores e ficou a um passo da qualificação para a fase seguinte (venceu por 3-0), mas a equipa atravessa um momento delicado e os seus adeptos protagonizaram atos de vandalismo antes do jogo, atirando pedras a garrafas de vidro contra o autocarro que transportava jogadores e técnicos.
A tensão no verdão agravou-se após a eliminação do Campeonato Paulista nas meias-finais, perante o rival São Paulo, nas grandes penalidades. Antes da partida, adeptos vandalizaram a sede do clube e pediram as saídas do avançado Miguel Borja e da patrocinadora e conselheira Leila Pereira, chamdando a equipa de "time pipoqueiro". Depois, à noite, o autocarro sofreu o citado ataque quando chegava ao Allianz Parque, situação que intimidou os jogadores, referiram testemunhas que presenciaram a entrada destes no balneário.
https://d3t5avr471xfwf.cloudfront.net/2019/04/palmeiras_20190411111640/hls/video.m3u8
"Viram-me com cara de assustado? Não tenho medo de bandido, ninguém tem aqui. Tenho respeito pelo clube e pelo nosso torcedor. Ninguém estava assustado. Eles, jogadores, enfrentaram isso com naturalidade. Não vamos dar visibilidade a quem não merece. É por isso que eles fazem. Eles não merecem. Os jogadores jogaram, dedicaram-se", comentou após a partida o técnico do verdão, Luiz Felipe Scolari, ex-selecionador de Portugal.
A polícia militar deteve no local dois dos vândalos e nos seus telemóveis encontrou conversas a preparar uma emboscada quando a equipa abandonasse o recinto, o que levou a um reforço da segurança e à saída por um percurso alternativo, com proteção de viaturas militares de choque.
O Palmeiras emitiu um comunicado a condenar os incidentes: "Condenamos a covarde agressão sofrida pela delegação da Sociedade Esportiva Palmeiras a caminho do Allianz Parque na noite desta quarta-feira. Esses vândalos não representam a torcida do Palmeiras. O lamentável ataque ao ônibus da delegação foi denunciado à Polícia Militar para que sejam tomadas as devidas providências com nossa total colaboração."
Quanto ao jogo, o Palmeiras venceu sem contestação, por 3-0, com golos de Deyverson (ex-Benfica B e Belenenses), Dudu e Hyoran. Pelo Junior Barranquilla atuou o ex-Sporting Teo Gutiérrez.