Declarações de João Palhinha em conferência de imprensa de antevisão ao Portugal-Eslovénia, jogo marcado para segunda-feira (20h00) e relativo aos oitavos de final do Euro'2024
Corpo do artigo
Que tipo de jogador é aos 28 anos? É mais conhecido pelo aspeto defensivo, mas também já se destacou no capítulo do passe em situação ofensiva: “À medida que os anos passam e também ter ido para a Premier League ajudou-me a crescer. Quem usufrui daquele espaço, estando a competir entre os melhores... Ter ido para o Fulham e os anos no Sporting e Braga, senti-me a crescer como jogador e vou fazer 29 anos, mas ainda me sinto a evoluir e tenho mais para dar. O João que vocês veem hoje amanhã será melhor, é isso que pretendo para o futuro”.
Derrota com a Eslovénia em março: “Esse primeiro jogo foi um particular, então a motivação é completamente diferente. Para mim, o nosso foco tem de estar a topo, sabemos o que vamos encontrar. A Eslovénia para mim é uma das surpresas do Euro, conheço o Sporar e sempre soube que tinham bons jogadores. Vamos defrontar uma boa equipa, mas eles também sabem que vão encontrar uma grande equipa”.
O quão diferente é o seu papel na Seleção e no clube? “Quando jogamos com quatro defesas, o meu trabalho é quase o mesmo. Marco Silva e Roberto Martínez, quando falam do meu trabalho, pedem mais ou menos o mesmo, o que torna tudo mais fácil. Estou muito orgulhoso por estar aqui”.
Experiência pode ajudar Portugal nesta fase? “Quando chegas a este patamar, a experiência não é demasiado importante. O futebol é o momento e o que aconteceu no passado não importa assim tanto. Sabemos o que vamos encontrar e a Eslovénia também, será difícil mas a nossa ambição está no nível máximo”.