Os jogadores portugueses apressaram-se a deixar a Alemanha após a eliminação de Portugal no Campeonato da Europa, mas Palhinha ficou por lá. Foi a Munique fazer exames e vai assinar pelo Bayern
Corpo do artigo
João Palhinha está muito perto de se tornar, oficialmente, reforço do Bayern Munique, um ano depois da transferência ter caído com estrondo no último dia do fecho do mercado, por questões burocráticas inultrapassáveis na altura. Os bávaros nunca esqueceram o internacional português e o negócio vai mesmo ser concretizado agora, a tempo e horas de ser, efetivamente, aquisição do poderoso Bayern.
O médio defensivo da Seleção Nacional não abandonou território alemão após o afastamento de Portugal do Europeu. Viajou para Sul, rumo a Munique, onde fez exames médicos que precedem a assinatura do contrato, que será válido até 2028. Antes disso, no entanto, há apenas questões a finalizar com o Fulham, clube com o qual tem contrato e se prepara para encaixar uma verba de 46 milhões no imediato, num negócio que pode fazer com que os ingleses, liderados em termos técnicos por Marco Silva, encaixem até 56 milhões de euros.
Desta verba global, o Sporting também terá a receber uma parcela, de 3,3 milhões de euros, uma vez que salvaguardou direitos sobre as mais-valias no momento em que vendeu os direitos económicos do futebolista para o clube de Londres, a troco de 20 milhões de euros.
A expressão de João Palhinha na Premier League foi tão grande que a transferência para um dos colossos mundiais tornou-se inevitável. Aos 28 anos, após 79 jogos pelo emblema de Craven Cotagge, segue mesmo para o Bayern Munique, concretizando um sonho que nunca escondeu, uma vez que no tubarão germânico poderá lutar pela conquista de todos os troféus internos (Bundesliga e Taça) e, principalmente, da Liga dos Campeões.
No Europeu, Palhinha foi uma das unidades em foco na Seleção portuguesa, tendo realizado quatro jogos e um total de 300 minutos.