Presidente da LaLiga diz que a competição, agendada para 2025, não interessa a ninguém
Corpo do artigo
O presidente da LaLiga, Javier Tebas, pediu ao seu homólogo da FIFA, Gianni Infantino, que retire o Campeonato do Mundo de Clubes de 2025. "Não é necessário para os jogadores, nem para os clubes, nem para a FIFA e a única coisa que faz é desorganizar", justificou.
"Presidente da FIFA, sabe que não tem os direitos audiovisuais vendidos por causa do orçamento que disse. Sabe que não tem os patrocínios que tinha orçamentado e sabe que as ligas e o sindicato dos jogadores não o querem, retire já esse Campeonato do Mundo", atirou, no decorrer do Segundo Fórum da União de Clubes Europeus, em Bruxelas.
“Vamos sentar-nos e negociar. O diálogo e a negociação são diferentes, a negociação termina com um acordo e o diálogo não termina com nada. Estou certo de que chegaremos a acordos. Também temos os mesmos objetivos para o mundo do futebol. Não somos egoístas. Isso não se resolve com um Campeonato do Mundo de Clubes”, insistiu.
"Temos de mudar o rumo da governação. Ontem iniciámos um caminho que deve continuar amanhã. Não podemos cair na armadilha que sempre nos foi preparada. Se não cairmos, o sucesso será nosso. Quem negoceia o acordo coletivo nas ligas nacionais é a liga e os sindicatos, temos de transferir isto para o mundo internacional”, prosseguiu.
Recorde-se que a Associação de Ligas Europeias, presidida pelo português Pedro Proença, e a Federação Internacional de Futebolistas Profissionais (FIFPRO) apresentaram ontem uma queixa formal na Comissão Europeia contra a FIFA, devido à sobrecarga do calendário internacional.
Os dois organismos acusam a FIFA de “abuso de posição dominante” e a queixa apresentada em Bruxelas incide diretamente sobre o alargamento das competições internacionais, das quais se destacam o Campeonato do Mundo de 2026 e o Mundial de clubes de 2025, no qual vão participar Benfica e FC Porto.