Outra vez: UEFA muda regras a partir dos "quartos" de todas as provas europeias
Esta mudança procura valorizar o desempenho na Fase de Liga, oferecendo um benefício desportivo tangível, jogar a decisão de cada eliminatória no seu estádio
Corpo do artigo
A UEFA vai introduzir mudanças relevantes no formato das principais competições de clubes já a partir da temporada 2025/26, dando continuidade ao novo modelo, estreado em 2024/25. As alterações, divulgadas esta terça-feira em circular oficial, visam reforçar a importância da classificação na Fase de Liga da Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência.
A partir da próxima época, os quatro primeiros classificados da Fase de Liga de cada competição garantirão, caso avancem, o direito de disputar em casa a segunda mão dos quartos de final. Para as meias-finais, essa vantagem será reservada aos dois primeiros da tabela.
Contudo, existe um novo mecanismo de “herança de estatuto”: se uma equipa fora do top-4 eliminar uma dessas quatro nos oitavos de final, passa a beneficiar dessa mesma vantagem nas rondas seguintes, mesmo tendo terminado a fase inicial num lugar inferior. Por exemplo, se o 17.º classificado eliminar o 2.º, jogará a segunda mão dos quartos e, eventualmente, das meias-finais em casa.
Esta mudança procura valorizar o desempenho na Fase de Liga, oferecendo um benefício desportivo tangível, jogar a decisão de cada eliminatória no seu estádio a quem mais se destacou, sem descurar o mérito competitivo das surpresas nas eliminatórias.