GAZETA DA DIÁSPORA - Os portugueses do Wolves brilharam na Premier League, mas no Lille também houve lusos em grande evidência na Ligue 1. Um fim de semana com vários futebolistas nacionais em destaque e uma situação rara de Cristiano Ronaldo
Corpo do artigo
INGLATERRA
Rui Patrício
WOLVERHAMPTON 4 - Leicester 3
Apanhou um susto nos minutos iniciais: não se apercebeu que Vardy estava por perto e viu o avançado roubar-lhe a bola, mas depois esticou-se e evitou o golo inaugural. Já com a equipa a vencer 1-0 negOU o golo a Gray com uma grande estirada. Sem responsabilidades nos três golos sofridos, evitou mais festejos do Leicester com boas intervenções.
Rúben Neves
WOLVERHAMPTON 4 - Leicester 3
Ainda com o 0-0, desferiu um remate colocado de longe, mas Kasper Schmeichel voou e conseguiu desviar a bola para canto. Depois ficou associado aos últimos dois golos do Wolverhampton com dois grandes passes de longe: o primeiro a isolar Diogo Jota; o segundo a descobrir Raúl Jiménez que assistiu para o hat trick do camisola 18.
João Moutinho
WOLVERHAMPTON 4 - Leicester 3
Ficou ligado aos dois primeiros golos da equipa ao cruzar para Jota abrir o marcador e ao cobrar o canto que permitiu a Bennett cabecear para o 2-0. Mandou no meio-campo e foi outro dos pilares do triunfo.
Diogo Jota
WOLVERHAMPTON 4 - Leicester 3
Antecipou-se a Danny Simpson e desviou com o pé direito para o 1-0. Já com o 2-0, e após cruzamento de Raúl Jiménez cabeceou à figura de Kasper Schmeichel. Dominou na perfeição um passe de Rúben Neves e disparou para o 3-2 e fixou o resultado com um desvio de primeira. Foi o primeiro hat trick na Premier League, onde é o segundo português a consegui-lo após Cristiano Ronaldo. Uma tarde para recordar.
Ricardo Pereira
Wolverhampton 4 - LEICESTER 3
Com a equipa a perder por 1-0, serviu Gray para o remate negado por Patrício. Já com o 2-0, rematou ao lado da baliza do compatriota dos Wolves.
Diogo Dalot
MANCHESTER UNITED 2 - Brighton 1
Ao décimo jogo, fez a primeira assistência pelos red devils, passando a bola por entre dois rivais para Rashford fazer o 2-0. Depois ainda fez dois cortes que evitaram o perigo para a baliza de De Gea.
Cédric Soares
SOUTHAMPTON 2 - Everton 1
Lançado aos 35', cumpriu a missão, ajudando os saints a anular os ataques rivais pelos corredores e a somar a segunda vitória seguida na Premier League, saindo dos lugares de descida.
André Gomes
Southampton 2 - EVERTON 1
Está longe da forma exibida no final do ano e a equipa ressente-se muito disso. Foi o primeiro a ser substituído por Marco Silva, que viu os toffees caírem para o 11.º lugar.
--
FRANÇA
José Fonte
LILLE 2 - Amiens 1
Esticou-se todo, mas não conseguiu travar o cruzamento que permitiu a Otero adiantar o Amiens. Foi a única mancha numa exibição sóbria, onde dominou o jogo aéreo e fez valer a boa leitura de jogo para provar que é o patrão da defesa do Lille. Podia ter marcado aos 13', mas o cabeceamento não acertou na baliza por pouco.
Xeka
LILLE 2 - Amiens 1
Assinalou da melhor forma o regresso à competição após um mês de paragem devido a lesão. Lançado na segunda parte, aos 85' desmarcou-se sem ninguém dar por isso e cabeceou junto da marca do penálti para o fundo das redes, assegurando o triunfo do Lille, segundo classificado da Ligue 1. Foi o segundo golo da época em 19 jogos realizados.
Rafael Leão
LILLE 2 - Amiens 1
Conquistou um penálti (39') que Nicolas Pépé desperdiçou, rematando ao lado. Aos 45'+2' emendou o erro do companheiro ao fazer a igualdade: dominou e rematou com o pé esquerdo dentro da área e elevou para cinco o total de golos em 11 jogos na Ligue 1, onde fatura há quatro partidas consecutivas. Aos 75' podia ter bisado, mas o guarda-redes rival conseguiu parar-lhe o cabeceamento junto à base do poste direito.
Rony Lopes
MÓNACO 1 - Estrasburgo 5
Foi dos menos maus dos monegascos que, numa tarde para esquecer, foram goleados em casa, onde, pasme-se, ainda não conseguiram vencer na Ligue 1.
Rebocho
Paris Saint-Germain 9 - GUINGAMP 0
O lateral-esquerdo tentou como pôde ajudar a suster o poderoso ataque dos parisienses, mas não conseguiu evitar uma goleada demasiado expressiva.
Anthony Lopes
St. Étienne 1 - LYON 2
Podia ter feito melhor no golo sofrido, mas compensou e de que maneira com várias intervenções decisivas. Evitou um golo a Monnet-Paquet (42') e aos 62' foi um verdadeiro milagreiro com três defesas que evitaram o segundo golo dos visitados.
Rolando
Caen 0 - MARSELHA 1
Algo intranquilo, cometeu alguns erros pouco habituais que só não deram mau resultado devido à intervenção do guarda-redes Mandanda.
--
ITÁLIA
Miguel Veloso
GÉNOVA 0 - AC Milan 2
Titular no meio-campo do Génova, cumpriu na primeira parte por dispor de espaço para organizar o jogo. Na segunda, foi mais vigiado e fez um cruzamento/remate que não deu o empate porque esbarrou nos ferros.
Cristiano Ronaldo
JUVENTUS 3 - Chievo 0
Não esteve com a pontaria afinada. Fez quatro remates, mas só dois foram à baliza e em ambos Sorrentino negou-lhe o intento. O guarda-redes do Chievo defendeu até um penálti - foi o 25.º falhado pelo CR7 em 139 tentados (aproveitamento de 82 por cento).
Bruno Alves
Udinese 1 - PARMA 2
Sem culpas no golo sofrido, foi um esteio na defesa do Parma. Ganhou quase todos os duelos aéreos e, com a experiência e o físico, raramente foi batido pelos avançados rivais.
João Mário
INTER 0 - Sassuolo 0
Numa posição híbrida, meio organizador e meio extremo, teve uma atuação negativa, sendo considerado por "La Gazzetta dello Sport" o pior do Inter.
Mário Rui
NÁPOLES 2 - Lázio 1
Teve um início com alguns problemas, mas recompôs-se e recuperou a bola no lance que permitiu aos napolitanos abrirem o marcador. Ainda serviu Milik para um remate ao poste.
--
ALEMANHA
Raphael Guerreiro
RB Leipzig 0 - DORTMUND 1
Apesar de ter jogado uns furos abaixo do que já fez, ajudou o Dortmund, líder na Bundesliga, a somar um triunfo importante.
HOLANDA
Eduardo
VITESSE 3 - Excelssior 2
Tapado por um colega, ainda se esticou, mas não conseguiu travar o remate de Edwards para o 2-1. Nada podia fazer perante o petardo de longe de Schouten, que fixou o resultado (69'). Foi o 18.º jogo do guarda-redes português na liga holandesa, onde tem ajudado o Vitesse a manter-se no quarto lugar.
--
ESPANHA
Antunes
GETAFE 4 - Alavés 0
O técnico José Bordalás adiantou-o no terreno, fazendo-o atuar como ala-esquerdo em vez de lateral. E com bons resultados, tendo em conta que o internacional português foi das melhores unidades do Getafe, criando diversas ocasiões de perigo, seja através de remates que obrigaram Pacheco a mostrar-se atento, ou a servir os companheiros com cruzamentos que foram desaproveitados.
Carriço
Real Madrid 2 - SEVILHA 0
Foi o responsável pelo segundo golo do Real ao colocar a bola nos pés de Modric. Até então tinha conseguido suster as cavalgadas dos merengues.
André Silva
Real Madrid 2 - SEVILHA 0
Foi a referência no ataque andaluz, mas apesar da sua mobilidade, só dispôs de uma ocasião, de cabeça, não concretizada. Foi substituído ainda antes do Real Madrid ter inaugurado o marcador.
--
BÉLGICA
Jorge Teixeira
ST. TRUIDEN 2 - Genk 3
A tentativa de se adiantar para colocar Samata em posição irregular não resultou e o avançado do Genk acabou por se isolar e fazer a igualdade 1-1. Reparte com os companheiros da defesa culpas nos restantes golos que ditaram a queda da equipa para o oitavo lugar.
Núrio Fortuna
Club Brugge 0 - CHARLEROI 1
Apontou o pontapé de canto que permitiu a Angella concretizar e impor o desaire caseiro aos atuais campeões. Foi a primeira assistência da temporada para o antigo lateral-esquerdo do Braga B.
--
TURQUIA
Quaresma
Akhisar 1 - BESIKTAS 3
Aproveitou um livre direto para colocar a bola direitinha na cabeça de Gonul no 0-2 e elevou para 12 as assistências na atual temporada, às quais se juntam três golos.
André Castro
Yeni Malatyaspor 3 - GOZTEPE 2
Foi o autor do passe que permitiu a Biyogo Poko fazer o segundo golo da equipa. Soma quatro assistências em 15 jogos do campeonato turco.
--
GRÉCIA
Podence
Giannina 1 - OLYMPIACOS 2
Foi o autor do passe que permitiu a Christodoulopoulos marcar o golo do triunfo que manteve a equipa de Pedro Martins no segundo lugar, a oito pontos do líder PAOK.
Vieirinha
PAOK 3 - Panionios 0
Fez o segundo golo do PAOK com um disparo de primeira, cruzado e de fora da área, em cima do intervalo. Capitão, leva dois golos em 22 jogos pelos líderes da liga grega.
--
CHIPRE
Nuno Morais
AEL Limassol 0 - APOEL 1
De penálti, aos 59', garantiu a vitória sobre o terceiro classificado e a continuação da sua equipa na liderança isolada do campeonato. O médio português é o melhor marcador do APOEL na liga e os seus dez golos só são superados pelos 12 de Sadik, do Doxa.
--
CATAR
Diogo Amado
AL-GHARAFA 1 - Al Ahli Doha 0
Garantiu a passagem da equipa às meias-finais da Taça da Liga com um golo aos 62'. O antigo médio do Estoril leva dois golos esta temporada em 15 jogos realizados.