Portugal entre as equipas que mais atacam e Ronaldo e Nani já estão entre os melhores marcadores
Corpo do artigo
Álvaro Morata e Gareth Bale, ambos com três golos, são os melhores marcadores do Euro 2016, quando está concluída a fase de grupos. Os jogadores de Espanha e País de Gales ajudaram as respetivas seleções a chegar aos oitavos de final e lideram a lista dos goleadores da prova, na qual Nani e Ronaldo já ocupam uma posição de destaque, ambos com dois golos.
O ataque de Portugal está, aliás, quase sempre no topo dos rankings ofensivos. Apesar dos três empates e de só ter garantido o apuramento como uma das melhores terceiras classificadas, a seleção nacional é a quinta equipa com mais golos, só atrás de Hungria, Gales (6 golos) e Croácia e Espanha (5 golos). Portugal, com quatro tentos, segue logo atrás, a par de França, Islândia e Bélgica. Por outro lado, a defesa portuguesa é também uma das mais batidas, com quatro golos, só superada pelas eliminadas Rússia (6 golos), Republica Checa e Hungria (5 golos). A defesa, porém, regista números bastante positivos. Portugal é a equipa que concedeu menos cantos (apenas cinco).
Regressando ao ataque, Portugal continua a ser a equipa mais rematadora (69) e a que mais acerta na baliza (22 vezes). A nível de passe, a equipa lusa apresenta um acerto de 89%, apenas batido por Espanha (93%), Alemanha (91%) e Suíça (90%). Na posse, só Alemanha (66%) segura melhor a bola que Portugal e Espanha, ambas com uma percentagem de 61% de média nos três jogos.