
.
Gerardo Santos
São pelo menos 20 os profissionais lusos que trabalham no futebol inglês
A decisão dos britânicos de sair da União Europeia, tomada em referendo, vai afetar certamente o futebol e, com isso, todos os profissionais que jogam ou treinam em Inglaterra.
Se hoje, qualquer cidadão oriundo do país da UE é livre de viver e trabalhar num outro país da União, com esta alteração, podem ser considerados "estrangeiros", segundo as regras do futebol.
Ainda sem dados para a próxima época, estima-se que sejam cerca de 30 os profissionais portugueses que jogam ou treinam clubes ingleses. A começar pelas equipas técnicas, só treinadores são nove. José Mourinho conta com três adjuntos lusos no Manchester United, o mesmo número que Carlos Carvalhal tem a trabalhar consigo no Sheffield Wednesday. Novidade é chegada de Bruno Ribeiro ao Port Vale, da League One, não se sabendo, para já, se contará com auxiliares portugueses no banco.
Já no relvado, serão mais de uma dezena os jogadores que atuam em Inglaterra. Os mais conhecidos são os internacionais José Fonte e Cédric Soares, ambos ao serviço do Southampton, mas há também Ivo Pinto, Lucas João, Nélson Oliveira, Orlando Sá, Marco Matias, José Semedo, Jorge Teixeira ou Ricardo Vaz Tê, assim como Kiko e Paulo Tavares, ambos no Port Vale de Bruno Ribeiro.
