Onze factos que talvez não conheça sobre a final e os finalistas da Champions
Tottenham e Liverpool defrontam-se este sábado, a partir das 20h00, na final da Liga dos Campeões. A bola rola em Madrid
Corpo do artigo
1. Liverpool procura vencer a Liga dos Campeões de pela sexta vez, a primeira desde 2004/05
2. O Tottenham estreia-se em finais da Champions e logo num duelo 100% inglês.
3. O Wanda Metropolitano, estádio do Atlético Madrid, recebe duas equipas que acederam à final depois de reviravoltas nas meias-finais: os reds levaram a melhor frente ao Barcelona (3-4), enquanto os Spurs bateram o Ajax (3-3, avançando devido à regra de golos fora).
4. Desde 2013 que não havia uma final da Champions sem o português Cristiano Ronaldo, agora na Juventus, ou o argentino Lionel Messi, do Barcelona.
5. O Liverpool, treinado por Jurgen Klopp, parte como favorito. Venceu cinco de oito finais na sua história e foi finalista em 2017/18, perdendo por 3-1 frente ao Real Madrid.
6. Pelo caminho, o reds deixaram Bayern, nos oitavos, o FC Porto nos quartos de final e o Barcelona nas meias-finais, para chegar à final.
7. O Tottenham estreia-se numa final da Liga dos Campeões, procurando conseguir o quarto título europeu, o primeiro desde a Taça UEFA de 1983/84.
8. A formação de Mauricio Pochettino afastou o Dortmund, o Manchester City e o Ajax para chegar a Madrid.
9. O Liverpool conquistou o seu 59.º e último troféu em 2011/12, ao vencer a Taça da Liga inglesa.
10. A Taça da Liga inglesa foi também o último troféu a entrar, há mais de uma década (2007/08), para as vitrinas do Tottenham.
11. As duas equipas têm como imagem forte dos emblemas dois pássaros: o corvo-marinho [liverbird] representa o Liverpool, estando presente também no símbolo da cidade; um galo representa o Tottenham, uma história que vem de Sir Harry Hotspur, senhor das terras de Tottenham no século XIV. Era fã de lutas de galos.
10966413