Oficial: Renato Paiva continua no Brasil e é o novo treinador do Fortaleza
Renato Paiva esteve quatro meses a comandar o Botafogo, tendo saído de forma repentina, e com polémica à mistura
Corpo do artigo
Demitido do Botafogo há menos de três semanas, Renato Paiva vai continuar a trabalhar no Brasil, tendo sido oficializado esta quinta-feira no comando do Fortaleza, equipa que segue no penúltimo lugar do campeonato (19.º). O treinador português, 55 anos, é o escolhido para render o argentino Juan Pablo Vojvoda, que não resistiu aos maus resultados.
Renato Paiva esteve quatro meses a comandar o Botafogo, tendo saído de forma repentina, e com polémica à mistura, após a equipa carioca ter perdido frente ao Palmeiras (1-0) no Mundial de Clubes, uma decisão de John Textor que apanhou o treinador desprevenido, tendo sido fundamentada pelo empresário norte-americano com o suposto modelo defensivo adotado pelo técnico português no duelo com o Verdão.
O despedimento aconteceu poucos dias após o Fogão ter derrotado o campeão europeu Paris Saint-Germain. Em 23 jogos no Botafogo, Renato Paiva venceu 12, empatou três e perdeu oito.
Segue-se agora uma missão difícil no Fortaleza. A equipa do nordeste brasileiro não ganha há nove jogos, contando entre Brasileirão, Nordestão, Taça do Brasil e Taça Libertadores, e está numa sequência de seis derrotas consecutivas. De qualquer forma, a equipa está a um ponto do primeiro clube acima da linha de água, o Santos, pelo que a recuperação é um cenário viável.Segundo a Imprensa brasileira, o treinador português beneficiou das recusas de Luis Zubeldía, Tite e Ramón Díaz, nomes inicialmente consultados para assumirem o Fortaleza. Este será o terceiro clube do técnico no Brasil, depois do Bahia, em 2023, e do Botafogo, este ano. Independiante del Valle, do Equador, e Léon e Toluca, ambos do México, foram os outros trabalhos de Paiva no estrangeiro.