O italiano chega à Roma depois de nove épocas ao serviço da Atalanta e é substituído por um croata... ex-Roma
Corpo do artigo
O italiano Gian Piero Gasperini é o novo treinador da Roma, em substituição de Cláudio Ranieri, que estava retirado e tinha assumido a equipa em novembro da última época, mas apenas até ao final de 2024/25.
“A Roma anuncia a indicação de Gian Piero Gasperini como novo treinador principal. Gasperini tem uma carreira conhecida pela sua criatividade tática, dedicação no trabalho duro e excecional desenvolvimento de jogadores”, referiu a Roma, em comunicado.
O clube, que terminou a Série A em quinto, adianta que os proprietários e Cláudio Ranieri consideram Gasperini “o homem certo para a missão”, sem adiantar a duração do vínculo com o novo treinador.
Gasperini chega à Roma depois de nove épocas ao serviço da Atalanta, emblema que levou à Liga dos Campeões de futebol e pelo qual chegou aos quartos de final em 2019/20, numa carreira europeia em que tem a conquista da Liga Europa em 2023/24.
Antes, o treinador, de 67 anos, orientou também o Crotone, o Génova, o Inter e o Palermo, além de ter estado à frente dos juniores da Juventus, no início do seu percurso enquanto técnico.
Quanto á Atalanta, já anunciou o sucessor de Gasperini: Ivan Juric, que acertou um contrato de dois anos, mais um de opção, depois de passagens para esquecer na Roma e Southampton – ganhou apenas dois jogos em 17 e não evitou a sua descida para o Championship – na presente temporada.
A Atalanta decidiu apostar num perfil que garantisse continuidade ao trabalho de Gasperini, com o treinador croata a ter superado a concorrência de Thiago Motta, ex-Juventus, e Raffaele Palladino, ex-Fiorentina, na corrida ao cargo.
Juric já tinha trabalhado com o atual diretor desportivo da Atalanta, Tony D’Amico, no Hellas Verona, entre 2019 e 2021, e foi jogador de Gasperini durante sete anos, entre 2003 e 2010, no Crotone e Génova, antes de transitar para os bancos e integrar a sua equipa técnica no Inter e Palermo.
Refira-se que a Atalanta vai regressar à Liga dos Campeões na próxima época após ter terminado a Serie A na terceira posição.